A visita de estudo é uma das estratégias
que mais estimula os alunos pelo carácter motivador que constitui a saída do
espaço escolar. A componente lúdica que envolve, bem como a relação
professor-alunos que propicia, leva a que estes se empenhem na sua realização.
Contudo, a visita de estudo é mais do que um passeio. Constitui uma situação de
aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona a autonomia
e facilita a sociabilidade. Daí que seja uma prática utilizada como complemento
para os conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos que assim se tornam
mais significativos. Muitas vezes, mais importante que os conhecimentos que se
adquirem, são as descobertas mútuas que se proporcionam.
Os alunos do nono ano de escolaridade, da
turma vocacional 2 e do grupo de teatro deslocaram-se a Lisboa como já vem
sendo habitual em cada ano letivo.
Os professores envolvidos prepararam a
visita e serviram de guias durante a deslocação. Este grupo visitou uma
exposição do Corpo Humano, foram ao Museu da Eletricidade onde lhes foi
proporcionada uma visita guiada, assistiram à peça de teatro “A República das
Bananas” de La Féria e assistiram a uma sessão plenária na Assembleia da
República, assim como tiveram uma visita guiada a alguns espaços deste
importante edifício.
Houve momentos de aprendizagem, mas houve
igualmente períodos de divertimento e de convívio.
De uma forma global, todos gostaram muito,
sentiram que foi uma saída importante e a opinião geral é que a Escola deve
continuar a realizar estas atividades.
Aproveitamos o momento para agradecer a
todos os professores que se envolveram na atividade e gostaríamos de referir a
simpatia dos deputados Palmira Maciel e Luís Soares pela forma como nos
receberam na Assembleia da República.