segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Visita de estudo a Lisboa

      A visita de estudo é uma das estratégias que mais estimula os alunos pelo carácter motivador que constitui a saída do espaço escolar. A componente lúdica que envolve, bem como a relação professor-alunos que propicia, leva a que estes se empenhem na sua realização. Contudo, a visita de estudo é mais do que um passeio. Constitui uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona a autonomia e facilita a sociabilidade. Daí que seja uma prática utilizada como complemento para os conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos que assim se tornam mais significativos. Muitas vezes, mais importante que os conhecimentos que se adquirem, são as descobertas mútuas que se proporcionam.
    Os alunos do nono ano de escolaridade, da turma vocacional 2 e do grupo de teatro deslocaram-se a Lisboa como já vem sendo habitual em cada ano letivo.
     Os professores envolvidos prepararam a visita e serviram de guias durante a deslocação. Este grupo visitou uma exposição do Corpo Humano, foram ao Museu da Eletricidade onde lhes foi proporcionada uma visita guiada, assistiram à peça de teatro “A República das Bananas” de La Féria e assistiram a uma sessão plenária na Assembleia da República, assim como tiveram uma visita guiada a alguns espaços deste importante edifício.
     Houve momentos de aprendizagem, mas houve igualmente períodos de divertimento e de convívio.
    De uma forma global, todos gostaram muito, sentiram que foi uma saída importante e a opinião geral é que a Escola deve continuar a realizar estas atividades.
      Aproveitamos o momento para agradecer a todos os professores que se envolveram na atividade e gostaríamos de referir a simpatia dos deputados Palmira Maciel e Luís Soares pela forma como nos receberam na Assembleia da República.

                                                                                                                    
       Os alunos do nono ano