terça-feira, 18 de outubro de 2016




Visita à Contextile 2016 - Bienal de arte Têxtil

No âmbito da disciplina de Educação Visual, as turmas de 9º ano realizaram uma visita à Bienal de arte Têxtil - Contextile. Esta visita facultou aos alunos uma perspetiva artística e contemporânea de uma diversidade de  obras cujo princípio criativo é o têxtil.
Estando a escola inserida num contexto  de produção  têxtil, torna-se pertinente esta abordagem na formação artística dos nossos alunos. Esta Bienal, que já se impõe internacionalmente e que Guimarães acolhe, apresenta uma  valiosa  amplitude da utilização do têxtil a nível da criação artística.
A visita passou por cinco espaços de exposição, com mostras distintas e com interpretações muito díspares. Na Casa da Memória, nós pudemos ver trabalhos resultantes das residências artísticas e perceber de que forma a integração de artistas internacionais na industria têxtil local resulta numa fusão deveras interessante.  No Instituto de Design pudemos ver trabalhos de alunos da Escola de Belas Artes do Porto e da Escola António Arroio, ambas com grande tradição a nível da formação têxtil, na componente artística.  No Museu Martins Sarmento pudemos apreciar um trabalho, todo ele pautado de grande intimidade, intitulado ”Saudade” e que recorre a uma técnica fotográfica sobre têxtil. Continuamos percorrendo a pé Guimarães e apercebemo-nos que os alunos, embora Vimaranenses, ainda têm muito a descobrir acerca da sua  bonita cidade ….
Noutro espaço, o Palácio de Santiago, pudemos apreciar trabalhos do espólio da Bienal de Lousanne, de dimensões e com um impacto visual, a que nenhum aluno ficou indiferente. Para terminar, no Centro Cultural Vila Flor,  vimos os trabalhos que competiram no prémio aquisição, trabalhos curiosos,  interventivos e diversificados.
Esta visita decorreu com boa disposição e curiosidade. Contámos que os alunos tenham retido imagens que servirão de motivação para o projeto artístico que Educação Visual propõe no terceiro período.
 Contamos  que sim!









                                               Isabel Fonseca







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.