sábado, 4 de março de 2017

Agrupamento de Escolas de Briteiros recebe parceiros do Erasmus +

Projeto “Opening Doors to Europe” recebe Parceiros de 6 a 10 de março.

O Agrupamento de Escolas de Briteiros, em Guimarães , encontra-se a participar num projeto internacional, no âmbito de um programa de ação no domínio da aprendizagem ao longo da vida ERASMUS+ designado “Opening Doors to Europe”: http://opening-doors-to-europe.webnode.com/
Com este projeto pretende-se abrir portas e oportunidades não só no que diz respeito ao empreendedorismo, mas também valorizar a diversidade cultural e linguística e, desta forma, promover as necessárias competências sociais para o exercício de uma cidadania europeia. Estes encontros proporcionam a alunos e professores dos diferentes países a oportunidade única de trabalhar um ou mais campos temáticos de interesse mútuo de uma forma colaborativa e partilhada.

      Neste projeto participam, para além do nosso Agrupamento, o Agrupamento de escolas André Soares, em Braga, as escolas  Hansa-Gymnasium, em  Stralsund, na Alemanha, Linåkerskolan, em Svalöv, na Suécia, Gimnazjum nr 1 Lebork, em Lebork, na Polónia  e Institution Sainte-Chrétienne, em Sarreguemines, na França.

          Na sequência das atividades que se têm vindo a desenvolver, as escolas portuguesas recebem os seus parceiros entre os dias 6 e 10 de março de 2017. O grupo é constituído por  cerca de 50 alunos (que ficarão em casas de famílias portuguesas para estreitar laços) e 20 docentes, oriundos das diferentes escolas.
          Ao longo da semana serão dinamizadas diversas sessões de trabalho escolar bem como de atividades sociais.
          As atividades com alunos, incluirão workshops de barro, azulejos e dança, atividades desportivas, visita ao estádio municipal de Braga, visitas culturais às cidades de Braga, Guimarães e Porto. Os participantes terão ainda a oportunidade de contacto com aspetos culturais, sociais e empresariais através da visita guiada ao Museu da Cultura Castreja e Citânia de Briteiros, às empresas sediadas no Ave Park , à empresa de cutelaria Herdmar,  e  à APPCDM, em Braga.
A visita terá o seu ponto alto, no dia 9 de março, com o jantar convívio (Solar de Sant’ana), onde se reunirão alunos, professores e pais, num momento de confraternização entre todos os participantes envolvidos para partilha de vivências e experiências.
Estamos certos de que esta convivência com outras culturas, com outros sistemas de ensino, com outras mundividências é bastante positiva para os nossos alunos. Num mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de lidar com a diversidade, é uma aprendizagem fundamental para o seu futuro enquanto cidadãos europeus.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.