No passado dia 5 de Junho, dia do Agrupamento de Escolas de Briteiros, os membros do Clube de Robótica, com os respetivos docentes responsáveis, organizaram duas atividades. Numa das salas apresentaram um Quiz elaborado na Kahoot, que é uma plataforma de ensino baseada em jogo. Esta atividade levou a uma participação muito entusiástica dos alunos. Os docentes que acompanharam os alunos ficaram com a visão de uma nova forma de fazer a introdução a um assunto, avaliação formativa ou diagnóstica. A sala de aula é transformada num gameshow, combinando aprendizagem baseada em jogos multiplayer, facilidade de utilização e tecnologia móvel, criando uma experiência social muito interessante, que deixa os alunos totalmente dominados e absorvidos. No final do jogo os resultados finais são apresentados numa folha de cálculo que, para além das classificações de cada aluno/equipa, nos dá a informação do número de respostas certas/erradas de cada questão. Os jogos funcionam em qualquer dispositivo com um navegador web e podem ser criados tanto pelos docentes em contexto educativo como pelos alunos para criarem os seus próprios jogos e divertirem-se com os amigos (https://getkahoot.com/).
Na outra sala os alunos do Clube prepararam um cenário divertido, onde os dois robôs da LEGO Mindstorms EV3 se exibiram, passeando por entre os seus amigos robôs estáticos. Os robôs da LEGO são compostos por blocos programáveis microcontrolados, que possibilitam aplicações robóticas e acionamento de dispositivos em geral, possibilitando a realização de diferentes operações e montagens e foram trabalhados pelos alunos do clube ao longo do ano letivo. Os alunos do Jardim de Infância e do 1ºciclo que visitaram a sala, após uma pequena apresentação feita pelos alunos do Clube, puderam ter o seu primeiro contacto com os robôs. Utilizando o comando infravermelho, os alunos perceberam que podiam controlar remotamente os movimentos do robô e quais os procedimentos necessários para o robô assumir várias direções e efetuar ações. Ficou desta forma lançada a curiosidade às crianças que muito em breve poderão usufruir de aulas de programação no 3º e 4º anos de escolaridade.
No total das duas salas passaram cerca de 300 alunos, desde o Jardim de Infância ao 3º ciclo, que demonstraram grande entusiamo por ambas as experiências, indo ao encontro dos objetivos visados no momento da estruturação destas atividades. Os alunos do Clube estão de Parabéns!
Os responsáveis do Clube
Gustavo Andrez e Sandra Lopes
Gustavo Andrez e Sandra Lopes