quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O escritor Pedro Seromenho na EB1 de Barco

       Foi no dia 17 que a EB1 de Barco recebeu, com muito entusiasmo, a vinda deste escritor, autor da coleção "Reciclomania", livros com temas relacionados com a reciclagem, que são muito divertidos e educativos.


       Os alunos fizeram leituras e trabalhos como preparação para a sessão e realizaram um pequeno momento teatral, terminando com uma canção acompanhada ao violino e cantada por todos.


 







 Numa sessão para todos os alunos, do pré-escolar ao 1º ciclo, o escritor e ilustrador soube prender a atenção, encantando adultos e crianças, contando e dramatizando excertos de várias das suas obras.


       No final fez uma ilustração que ofereceu à escola e foi presenteado com um trabalho em verso que apreciou.
        Terminou em beleza com uma sessão de autógrafos.







segunda-feira, 16 de novembro de 2015

POLÍCIA MUNICIPAL VISITA EB1/JI DE FAFIÃO

Agentes da Polícia Municipal de Guimarães proporcionam
 uma sessão sobre Educação Rodoviária


            No dia 13 de novembro de 2015, os agentes da Polícia Municipal de Guimarães, Daniel, Rafael e Olinda, deslocaram-se à nossa escola. Este encontro teve como objetivo ajudar-nos a conhecer mais assuntos sobre Educação Rodoviária, em especial, as regras com maior importância, que todos devemos cumprir para maior segurança. Para tal, usaram uma apresentação multimédia sobre as principais regras inerentes à utilização da via pública enquanto peões, passageiros e ciclistas. O significado de alguns sinais de trânsito foi também um aspeto abordado nesta aula especial.
            Os agentes, nesta sessão que decorreu no âmbito da componente do currículo de Oferta Complementar, explicaram ao pormenor usando imagens projetadas e esclareceram-nos as dúvidas que nos foram surgindo.
            Para acabar em beleza, recebemos um Certificado de Participação e uma esferográfica. Tivemos ainda oportunidade de realizar uma visita ao carro policial. Este momento foi espetacular e inesquecível!!!
            Aproveitamos para expressar o nosso agradecimento, pela sessão dinamizada, e desejar que nos voltem a visitar em breve pois há sempre muito mais para aprender! Tal como nos dizia o lema defendido pelos agentes: “PREVENIR É EDUCAR!”


EB1/JI de Fafião




sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Halloween no JI de Souto, Santa Maria

Confeção de Doce de Abóbora
O dia a dia no JI apela, quase naturalmente, à interseção de saberes, à inserção no meio e à formação pessoal e social do cidadão. Assim, e porque a criança possui uma necessidade inata de explorar e manipular o mundo que a rodeia, conduzindo-a a um conhecimento cada vez mais aprofundado, abordamos a temática do Halloween de uma forma que lhe permitisse experimentar, observar, indagar, medir, pesar, constatar e saborear. Pretendeu, também, valorizar a diversidade de metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem, promovendo a capacidade de intervenção das crianças, famílias e comunidade.

Esta dinâmica consolida a ideia que “em idade pré-escolar, as crianças estão predispostas para a aprendizagem das ciências, cabendo aos educadores conceber e dinamizar atividades promotoras de literacia científica, com vista ao desenvolvimento de cidadãos mais competentes nas suas dimensões pessoal, interpessoal, social e profissional” (Zabala e Arnau, 2007). 





quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Magusto na EB1/JI de Barco

       Como é costume  realizamos na escola o magusto, no dia de S. Martinho.
       Este foi um dia diferente e muito alegre, em que brincamos, comemos castanhas assadas por pessoas  especialistas que as assam  na rua,  pintarmos a cara e saltarmos uma pequena fogueira,  para não fugir à tradição. 
       Realizamos jogos e divertimo-nos com os professores e funcionárias.








As Ciências Experimentais no Jardim de infância - JI de Souto -Santa Maria

Com base na ideia de que o Jardim de Infância se apresenta como local privilegiado para a aquisição de saberes e experiências únicas, o JI de Souto tem desenvolvido um conjunto de atividades que visam o desenvolvimento de competências essenciais, tais como o espírito científico, a curiosidade, a descoberta e a promoção de valores de responsabilização e respeito face ao mundo que nos rodeia.
Em todo o processo de aprendizagem, no âmbito da intervenção educativa, deverá estar presente o método científico da descoberta. Por esta razão, as atividades, os projetos e padrões de interação em idade pré-escolar devem estimular a criança a indagar, a pesquisar, a descobrir mais informação, a observar e a estabelecer comparações. A escolha de um tema direcionado para os elementos naturais, “As Árvores da Nossa Aldeia” surge assim, em virtude de considerarmos que vai de encontro às motivações das crianças que nele irão estar envolvidas: pela observação, pela experimentação, pelo registo, pela comunicação … elas serão elementos ativos em todo um processo de iniciação científica.
Eis algumas das experiências já realizadas:

1- Observação de carvalhos e castanheiros: recolha de castanhas e bolotas; realização de um bolotário e de sementeiras.
2-  Experiência flutua/não flutua (frutos de Outono)
3-  Estados da água (liquido, sólido, gasoso)

1-   Observação de carvalhos e castanheiros: recolha de elementos e texturas de pinheiro e eucalipto; recolha de castanhas e bolotas; realização de um bolotário e de sementeiras.











2- Experiência "flutua/não flutua" (frutos de outono)




3 -Estados da água (líquida, sólida, gasosa)



S. Martinho em Serrado

No dia 11 de novembro, a Escola Básica do Serrado, comemorou o Dia de São Martinho com o tradicional magusto e a realização de uma feirinha.
Este dia foi preparado por todos com muita dedicação e entusiasmo.
Enfeitamos a nossa escola com trabalhos alusivos à “Lenda de S. Martinho. Demos asas à nossa imaginação e construímos um painel muito bonito.
Elaboramos, também, um fantástico cartucho com materiais de desperdício para colocarmos as castanhas.
Posteriormente, procedeu-se à realização de uma fogueira simbólica no recreio da escola onde realizamos diversos jogos tradicionais e degustamos as castanhas.
No período da tarde realizou-se a feira de S. Martinho, sob a presença da comunidade educativa. Todos se deliciaram com os produtos agrícolas e artesanais expostos. Os alunos presentearam os visitantes com melodiosas canções alusivas a este dia.

Vivemos este dia com muita alegria! Foi ótimo observar a boa relação que existe na nossa comunidade educativa que tanto se empenhou para tornar este dia inesquecível e especial.





Sessão com a escritora Florbela Castro

      Autora de “Árvore Mãe” visita o nosso agrupamento.

       Com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães/Biblioteca Raúl Brandão foi possível realizar, a 11 de novembro, uma sessão com a escritora Florbela Castro, a propósito da sua obra "A árvore Mãe".  
Os alunos das escolas de Donim foram os anfitriões, tendo recebido os colegas da EB 1 de Stª Maria e da EB 1 de Fafião.

Este encontro permitiu aos alunos conhecer melhor a obra e a sua autora, através de uma entrevista muito animada pela excelente expressividade de Florbela Castro, que foi sempre interagindo com o público de forma entusiasmante.
As crianças presentearam a autora, com os trabalhos elaborados no âmbito do estudo da sua obra, tendo a mesma revelado emoção, bastante agrado e gratidão pelo empenho e carinho demonstrados.