Confeção de Doce de Abóbora
O dia a dia no JI apela, quase naturalmente, à interseção de saberes, à
inserção no meio e à formação pessoal e social do cidadão. Assim, e porque a
criança possui uma necessidade inata de explorar e manipular o mundo que a
rodeia, conduzindo-a a um conhecimento cada vez mais aprofundado, abordamos a
temática do Halloween de uma forma que lhe permitisse experimentar, observar,
indagar, medir, pesar, constatar e saborear. Pretendeu, também, valorizar a
diversidade de metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem, promovendo a
capacidade de intervenção das crianças, famílias e comunidade.
Esta dinâmica consolida a ideia que “em idade pré-escolar, as crianças
estão predispostas para a aprendizagem das ciências, cabendo aos educadores
conceber e dinamizar atividades promotoras de literacia científica, com vista
ao desenvolvimento de cidadãos mais competentes nas suas dimensões pessoal,
interpessoal, social e profissional” (Zabala e Arnau, 2007).