segunda-feira, 11 de novembro de 2019



Mês de outubro na escola de Barco

Na primeira semana, as sessões de conto foram dirigidas para a sensibilização dos direitos dos animais, tendo sido criado um espaço para afixar fotos dos nossos animais de companhia, demonstrando assim apreço por estes amigos. Foi, ainda, dado a conhecer a realidade dos animais errantes e o trabalho de uma associação de proteção animal, criando-se um projeto de solidariedade animal, denominado «Vamos apadrinhar um animal?», no qual as crianças responsabilizam-se por trazer 0,50€ na primeira semana de cada mês, para serem doados à Associação CAPA, na Póvoa de Lanhoso.
Na segunda e terceiras semanas deste mês, o tema abordado nas histórias lidas foi a alimentação, desenvolvendo uma série de atividades com o intuito de sensibilizar para o estabelecimento de hábitos alimentares que promovam a saúde. As enfermeiras do Centro de saúde das Taipas vieram à nossa escola no dia 8 para abordar as temáticas «A alimentação saudável e a higiene oral». Neste dia em articulação com a Biblioteca Escolar foi lida a história «A lagartinha muito comilona», servindo de motivação para a realização de diferentes trabalhos: construção do quadro dos aniversários, a realização de desenhos e trabalhos escritos, de experiências com tintas de várias cores e experiências com alimentos (oxidação/acidez). No Dia da Alimentação, essa mesma história serviu de tema para a decoração de pratos, tendo como ingredientes bananas, kiwis e uvas.

No dia do Halloween, as crianças vieram fantasiadas, realizaram um desfile e a escola foi surpreendida com algumas partidas engraçadas da bruxa «teatcher» (professora de inglês) e da professora Bruna (Artes Performativas), que ofereceram momentos de grande alegria e suspense entre toda a criançada. Nas salas foram realizados trabalhos relacionados com esta temática que serviram para o embelezamento da escola. Este embelezamento foi enriquecido pelas famílias que decoraram abóboras com materiais variados e reciclados.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.