quarta-feira, 18 de dezembro de 2019


No dia 17 de dezembro teve lugar na Casa do Povo de Briteiros a Festa de Natal da EB de Igreja, EB de Fafião e da EB de Serrado, uma festa conjunta que proporcionou muitos momentos de alegria. Iniciando com a entrega dos Diplomas de Mérito aos alunos do 1º CEB das escolas referidas, a festa teve uma participação muito especial : a das crianças da creche da Casa do Povo, que nos presentearam com 3 canções natalícias. Um momento muito divertido e que muito agradou aos presentes. A festa terminaria com a peça "Mas que noite barulhenta" que nos foi trazida por um grupo amador de teatro, e que contava a história de uma noite atribulada de uma menina que foi passar a noite de Natal a casa da avó. De seguida, enquanto um Pai Natal fez na Casa do Povo a distribuição de presentes às crianças de Serrado, outro Pai Natal e uma Rena Duende entregaram presentes às crianças das EB de Igreja e Fafião, oferta das respetivas Junta de Freguesia.






terça-feira, 17 de dezembro de 2019




Incluída na Semana da Inclusão, as crianças de Briteiros deslocaram-se à EB2,3 e contactaram com jogadores de basquetebol adaptado, de Braga. Posteriormente, experimentaram deslocar-se na cadeira e encestar e a sensação que referiram foi de tristeza e sofrimento. Foi como se estivessem na “pele” daquelas pessoas e sentissem essas dificuldades e ao mesmo tempo a sua coragem.





Os meninos da EB1/JI de Serrado, fizeram entre outras coisas, na Semana da Inclusão, um cartaz lindíssimo com a Balbina (uma menina albina) e o Martinho (um menino negro) e dedicaram-lhes mensagens, quer através do desenho, quer da escrita.






O gosto pela fantasia e pela criação de um mundo imaginário de Natal, desde cedo paira em todo o pré-escolar e 1º ciclo. Em Briteiros e Fafião é habitual, pais e alunos envolverem-se numa atividade em que esteja presente a magia natalina em união com a escola.
Assim, na Escola Básica de Igreja, foi proposto decorar uma meia para colocar no pinheiro.
Desejamos que todos tenham um Natal mágico junto da família com as tradições e os valores associados à época.





O Natal é uma época mágica e maravilhosa para as crianças com as suas cores, luzes, doces, a música, a família reunida.
Repleto de magia e ternura, o presépio é o centro das atenções, enchendo-o de sorrisos e alegria.  

Na Escola Básica de Serrado, foi essa a proposta feita aos pais. Realizaram com materiais recicláveis, elementos que fazem parte do presépio. O resultado foi magnífico!





sexta-feira, 6 de dezembro de 2019


               
                   4ºano da EB de Barco participa na festa do ambiente


Os alunos do 4º ano da EB de Barco, no dia 27 de novembro de 2019, à tarde, foram ao Centro Cultural Vila Flor assistir a uma peça de teatro chamada “Oink” promovida pela Câmara Municipal de Guimarães.
     O projeto é PEGADAS e tem como objetivo sensibilizar as crianças para os problemas do ambiente. A peça falava como proteger o meio ambiente e as personagens eram: a Porquinha, o Porco e o Porcalhão.
     O Porcalhão deitava sacos e garrafas de plástico para o chão e não poupava água. O Porco só queria coisas diferentes e ter supermercados e restaurantes à beira da sua casa. A Porquinha era organizada, poupava água e eletricidade, importando-se com o ambiente.
      Um dia, o Porcalhão e o Porco ficaram sem casa e foram bater à porta da Porquinha. Ela ficou com pena dos irmãos e deixou que eles ficassem na sua casa, mas com a condição de pouparem água, serem amigos do ambiente e ajudarem a lavrar o jardim. Eles aceitaram logo porque estavam sem casa, sem comida e sem nada.
      A mensagem que eles tentaram passar era limpar o meio ambiente e não poluir. No fim da peça, alguns meninos foram entrevistados e um deles disse “O teatro foi muito bom. Adorei e aprendi que não posso poluir o mundo”.


                                                         Trabalho realizado por Pedro Freitas







segunda-feira, 2 de dezembro de 2019



Atividades desenvolvidas pelo projeto Eco-Escolas/ ecoclube no âmbito da passagem de mais um “Dia da Floresta Autóctone”: sementeira de bolotas e castanhas, plantação de carvalhos, preparação de marcadores de livros e preparação/exposição de um painel de sensibilização para a proteção das árvores autóctones- aquelas que são da nossa região e que são tão importantes para o equilíbrio do nosso ecossistema.


Cuidemos das nossas árvores!