quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prémio Hoje é dia de...

     

        Numa iniciativa da biblioteca escolar, foi entregue mais um prémio do concurso  Hoje é dia de...
        A vencedora do mês de Janeiro foi a Ana Filipa Ribeiro 5ºC.
Parabéns! 


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Dia de S. Valentim é mais um dia… de afetos!

       Este ano letivo, o “Projeto Mais e Melhor Saúde” programou a comemoração do Dia de S. Valentim, num trabalho de parceria e articulação entre a equipa do projeto, as disciplinas de Educação Visual, Português, Educação Musical e o Clube de Música.
       As professoras Celeste Semanas e Isabel Fonseca, nas aulas de Educação Visual das turmas de 7º e 8º anos, orientaram a elaboração de recriações dos tradicionais lenços dos namorados, peças de artesanato típicas do Minho que simbolizam o amor. Os “lenços” criados pelos alunos foram expostos no átrio da escola, dando cor ao espaço, numa semana dedicada aos afetos.
       Nas aulas de Português da professora Ana Cristina Pereira, os alunos foram incentivados a escrever mensagens de afeto, duas das quais, depois de selecionadas pela equipa do “Projeto Mais e Melhor Saúde”, foram colocadas no hall de entrada da escola.
       No dia 14 de fevereiro, no intervalo entre as 10h50 e as 11h05, a professora Isabel Jantarada, juntamente com os seus alunos, proporcionou um momento musical à comunidade educativa, ensaiado no âmbito do Clube de Música e das aulas de Educação Musical do 5º e 6º anos.
       O objetivo comum às diferentes atividades desenvolvidas foi a promoção da Educação para os Afetos, porque a Escola também é um espaço de afetos e a sala de aula deve ser um espaço de encontro, não apenas entre aprendentes e conhecimentos, mas entre pessoas que crescem juntas, interagindo afetivamente.

A coordenadora do Projeto Mais e Melhor Saúde





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Semana da Internet Segura

      




       Integradas no programa da Semana da Internet Mais Segura, iniciativa da Equipa PTE e da Equipa responsável pela Biblioteca Escolar, foram realizadas na sessões de esclarecimento para as turmas do 2.º ciclo (na biblioteca). 
Os temas abordados incidiram sobretudo nas temáticas referentes à redes sociais, cyberbulling, proteção de dados e proteção de equipamentos.
A grande atenção, a vontade de colocar questões e de partilhar testemunhos foram a melhor prova da importância que atividades deste tipo representam para os nossos utilizadores de internet mais jovens.




         

         

        

        


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Palestra “Cyberstalking”

       A Equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE) e o Centro de Integração de Serviços para a Infância de Briteiros (CISIB) do Agrupamento de Escolas de Briteiros levaram a cabo a realização de uma palestra subordinada ao tema “Cyberstalking”.
       A palestra realizou-se no passado dia 10 de Fevereiro, na sede do Agrupamento e contou com a participação da Dra. Filipa Pereira e do Dr. Fábio Novo, alunos de doutoramento e mestrado, respetivamente, que se encontram a investigar sobre esta temática.
      Os promotores desta iniciativa, destinada especialmente a alunos do 8º e 9º ano, Curso Vocacional e Curso de Educação e Formação, consideraram importante que os alunos pudessem adquirir alguns conhecimentos que lhes permitam, a partir de agora, identificar e saber proteger-se de situações de cyberstalking (perseguição online). Antes do início da palestra foi distribuído um inquérito aos alunos que visou aferir os conhecimentos que estes já tinham sobre o assunto e, mais tarde, responderão a outro inquérito para se avaliar a eficácia da ação.
       Esta atividade foi enquadrada na semana da Internet Mais Segura, que decorre todos os anos na escola, para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura (11 de fevereiro) . 

Equipa PTE



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Palestra “Perigos online”

       Carlos Alves, inspetor do Departamento de Investigação Criminal da Policia Judiciária de Braga,  foi o conferencista convidado para uma palestra subordinada ao tema “Perigos online“, que se realizou no passado dia 7 de Fevereiro, na EB 2,3 Briteiros.  Numa época marcada pela dependência tecnológica e relações “virtuais”, a Equipa PTE do Agrupamento, promotora desta iniciativa, considerou que, mesmo sabendo que grande parte dos presentes não teriam muitos conhecimentos tecnológicos, seria importante que adquirissem alguns conhecimentos que lhes permitam acompanhar os seus educandos e protegê-los de eventuais cibercrimes: disseminação de vírus, distribuição de material pornográfico (em especial infantil), humilhação online, perseguição online, fraudes bancárias, fraudes no comércio online, explorações, violação da propriedade intelectual, invasão de sites para deixar mensagens difamatórias, entrada  num sistema informático de forma ilegal ou sem ética, entre outros. A importância e excelente qualidade do conferencista justificou a presença de mais de uma centena de membros da comunidade educativa.

       Esta atividade foi enquadrada na semana da Internet  Mais Segura, que decorre todos os anos na escola, para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura (11 de Fevereiro). Os presentes tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma peça de teatro, preparada pela turma do CEF de Acabamentos de Madeiras e Mobiliário, com a colaboração da coordenadora do Clube do Teatro, e uma música interpretada pelos alunos do 2º ciclo, ensaiados pela coordenadora do Clube de Música. A  peça de teatro era alusiva ao tema cibercrimes e finalizou com a mensagem:  as vítimas de cibercrimes ficam  marcadas para toda a vida. A canção estava relacionada com uma utilização segura da Internet, patente no seu refrão “Quando bem utilizada a Internet é uma aventura. Ter cuidado p´ra não ser insegura”. 

       Este encontro, entre os vários membros da comunidade, terminou com a visita à exposição de cartazes, alguns produzidos pelos alunos do CEF e outros selecionados pelas equipas PTE e Biblioteca Escolar, que se encontra no átrio da escola, e um convívio, que, para além de ter muitas coisas doces, proporcionou momentos a sós com o Inspetor Carlos Silva, para esclarecimento de dúvidas.

       Os promotores da atividade agradecem a todos os que contribuíram para que este tivesse sido um excelente momento de partilha de saberes e convívio entre membros da comunidade, que, verdadeiramente, se preocupam com o bem estar de todos e em especial dos nossos alunos.

Equipa PTE





quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Eco-escolas − Desenvolvimento de atividades em diversos âmbitos

      
        Divulgamos junto da comunidade escolar algumas das muitas atividades que temos vindo a desenvolver na escola-sede, em prol de uma educação ambiental de qualidade através da execução do plano de ação, já aprovado em Conselho Pedagógico.
        Algumas atividades são coordenadas e dinamizadas pelos professores de diversas disciplinas, nomeadamente Educação Visual, Educação Tecnológica; Ciências Naturais, TIC, Educação Musical… e outras são dinamizadas e coordenadas pelas professoras do ecoclube , pela equipa do projeto Eco-escola e também pelos alunos do ecoclube, a quem se procura responsabilizar na “missão” de levar a cabo  ações de educação ambiental.
Deixamos o testemunho de algumas atividades:
        
Recolha de óleo alimentar usado para o nosso oleão: Mariana Machado, do 9º C, ganhou o 1º prémio do 1º período. Entregou 25 l. de óleo para reciclar. Foram entregues três prémios  e foi recolhido um total de 80 litros. Obrigado a todos!

Trabalhos no ecoclube: prepararam-se frascos com alecrim da horta e fizeram-se diferentes trabalhos para decorações natalícias Também se cuidou um pouco dos espaços exteriores, apesar do mau tempo!


Painel de sugestões ecológicas, na celebração do Dia Internacional das eco-escolas (7 novembro)  Neste dia, vestimo-nos de verde, convidámos todos a darem sugestões e também plantámos azevinhos(árvore autóctone).


 Visitem o blogue eco-escolas em: http://eco-escolas-briteiros.blogspot.pt/
                                                                                                                       
  Equipa Eco-escolas