sexta-feira, 18 de março de 2016

Semana da Leitura na EB1/JI de Barco

        Nesta semana repleta de atividades, a escola recebeu a escritora e ilustradora Carla Anjos que fez a apresentação, animação e desenho em tela duma das suas obras, “A Marioneta Bailarina”.

                 



       Na biblioteca, foram também lidos e apresentados livros digitais para todas as turmas:” A princesa Aurora”, “A árvore Mãe”, “A avó adormecida”, “O coelhinho branco”, “O meu pai”, “ O pai galinha e o seu pintainho”



       Também foi lida e trabalhada a obra“ Com três novelos ( o mundo dá muitas voltas)”, de Henriqueta Cristina, com ilustrações de Yara Kono . Com esta última obra, os alunos decoraram uma camisola, alusiva ao enredo do livro.
      Como o Dia do Pai também se comemorou nesta semana, para além de leitura de livros os alunos decoraram uma caneca para oferecer ao pai. 
       Em contexto de sala de aula todos os professores desenvolveram atividades e alguns contaram com a presença de encarregados de educação para fazerem  leituras.
      Toda a Comunidade Escolar se empenhou na promoção e concretização destas atividades, dando  grande ênfase à importância da leitura e de outras expressões criativas com ela relacionadas. 

       Mais uma vez, a Semana da Leitura foi um momento de confraternização entre toda a comunidade escolar!


Comunhão Pascal na EB1/JI de Fafião

    A Comemoração Pascal decorreu mais uma vez, na nossa escola, com a presença do pároco da freguesia. 
    Trata-se de um momento muito bem acolhido pelos nossos alunos, que de forma participada colaboram na concretização de uma simples mas sentida celebração Pascal.

    A Páscoa enquanto símbolo de uma vida nova é, pelo pároco, explicitada às crianças como momento de reflexão, de perdão pelos atos menos bons e de esperança em que todos nos tornemos mais altruístas, mais generosos e mais amigos do nosso próximo. Na comunhão destes ideais as crianças manifestaram o acolhimento da palavra de Deus, entoaram alegremente os cânticos da eucaristia e dividiram entre si o pão, gesto que simboliza a partilha e a amizade.







Semana da Leitura na EB1/JI de Fafião

       A Semana da Leitura, comemorada de 14 a 18 de março, teve como tema os “Elos de Leitura” numa perspetiva de abordagem da globalização e da complexidade do mundo heterogéneo em que vivemos
        Numa primeira fase, foi explicitado o tema numa linguagem mais próxima da compreensão das crianças, salientando-se que também a leitura permite criar elos e pontos de ligação entre diversas culturas e civilizações.
        As fases seguintes consistiram numa exploração aprofundada da obra “O coração do alfaiate” (texto de Txabi Arnal e ilustrações de Cecília Varela). Esta obra lida às crianças transmitia a mensagem de que qualquer um de nós pode “costurar elos” em qualquer parte do mundo, à semelhança do seu personagem principal, dado que por onde quer que passamos podemos deixar a “ponte” e a “pegada” de todas as ações que se traduzam no amor ao próximo e na ajuda que podemos oferecer a quem dela precisa. 
      A exploração desta obra, ao longo da semana, realizou-se através de atividades várias: ilustrações, procura de significados no dicionário para alargamento do vocabulário, registo da mensagem/moral da história, “Caça ao tesouro” no recreio da escola e composição de elementos, subordinados à obra, para elaboração de um cartaz expositivo da comemoração da Semana da Leitura.
      Todas as atividades concretizadas se revelaram enriquecedoras das aprendizagens das crianças, incluindo a articulação de conteúdos das diferentes componentes do currículo. O entusiasmo dos alunos ao realizá-las demonstrou o quanto significativas e cativantes foram, tendo todos apreciado bastante a obra explorada.





Atividades do Eco-escolas - 2º período

       Mais uma vez, divulgamos junto da comunidade escolar algumas das  atividades que temos vindo a desenvolver na escola-sede, com vista a uma educação ambiental de qualidade através da execução do plano de ação.
       Algumas atividades têm sido coordenadas e dinamizadas pelos professores de diversas disciplinas, nomeadamente horticultura, Inglês, Educação Visual, Educação Tecnológica; Educação Musical…Outras são dinamizadas e coordenadas pelas professoras do ecoclube, pela equipa do projeto Eco-escola e também pelos alunos do ecoclube.
Atividades desenvolvidas ao longo do 2º período:
·        
              Continuação das campanhas de recolhas:
-pilhas e acumuladores,
-REE´s
-papel usado
-tinteiros e toners
-óleo alimentar
-tampinhas de plástico

·                   Participação no concurso “Constrói o teu depositrão”, promovido pela ERP Escola Eletrão - construção de um depositrão para recolha de pequenos REEs, com reutilização de materiais;

·                Projeto “Pegadas”, dinamizado pela Câmara Municipal de Guimarães:
*Ação “Unidos pelo Jardim da Escola “- Sensibilizar e valorizar os espaços verdes da     escola. A escola cuida do seu jardim e envia fotografias para que o programa “Pegadas   “divulgue os jardins  da nossa escola;
              *Ação “Dá nome às coisas”- Identificação das espécies de árvores e plantas no parque  
da nossa escola;
           *Ação “Plantação de Aromáticas “- Aprendizagem sobre a plantação de aromáticas;

·                Participação no concurso “Hortas bio nas eco-escolas”:1º momento: plantação e sementeiras; primeiras colheitas; venda de produtos da horta; escoamento dos primeiros produtos(cantina escolar e loja solidária “Castreja”)

·                Concurso de caça aos ovos (Easter Egg Hunting): na escola EB 2,3, em parceria com a disciplina de Inglês;

·                Atividade “Caixinhas para o Dia do Pai”: no ecoclube – preparação de caixinhas para oferta no Dia do Pai

 Visitem o blogue eco-escolas em:

Deixamos o testemunho de algumas destas atividades:

                                           
 Equipa eco-escola   

  

Visita de estudo ao Museu de Cultura Castreja e Citânia de Briteiros

        Acompanhados pelos professoras Adriana Resende, Celeste Semanas, Belmira Baptista, Conceição Gonçalves, os alunos do 7º ano de escolaridade, turmas A, B, C e D realizaram uma visita de estudo ao Museu de Cultura Castreja e Citânia de Briteiros. Esta visita decorreu nos dias 16 e 17 de março.
          Tendo como objetivo consolidar conhecimentos e estimular a o gosto pela atividade física, esta iniciativa permitiu também desenvolver o gosto pela conservação do nosso património natural e cultural.
Saímos da escola pelas 9 horas e a pé caminhamos primeiro em direcção ao Museu de Cultura Castreja e de seguida caminhamos em direcção à Citânia de Briteiros. Pelo caminho pudemos apreciar a natureza e aprender a respeitá-la. 
       Na Citânia aprendemos várias coisas acerca deste povoado da Idade do Ferro. Esta citânia foi explorada por Martins Sarmento e a sua casa de habitação foi transformada em museu.
       Aprendemos muito acerca dos povos antigos, acerca das habitações, dos caminhos, das muralhas, da alimentação (ovos, peixe, carne, água, bolotas, etc,). Soubemos que esta citânia fica num ponto muito alto, pois daqui podiam ver os povos invasores.
       Foi importante conhecer a casa do Martins Sarmento, os objetos que usou nas escavações, as máquinas fotográficas, os livros dos seus apontamentos, pedaços de cerâmica, a Pedra Formosa. Foi muito importante ver os vestígios do nosso passado histórico.







terça-feira, 15 de março de 2016

Semana dos Afetos em Donim





Amizade


Todos devem concordar
que a amizade é um tesouro.
É partilhar e amar.
Eu tenho um perdão de ouro.

Temos de ser solidários.
Não importa a raça.
É ter saudades dos amigos
é o que dentro do coração passa.


Afonso 4ºano

segunda-feira, 14 de março de 2016

Semana da Leitura na EB1/JI de Briteiros

Elos de Leitura
        No âmbito da Semana da Leitura, exploraram-se as seguintes histórias: “Os ovos Misteriosos”, “O rato Renato” ; “O Capuchinho vermelho“, “O Nemo”, “O frigorífico da Magui”; “Mouschi, o gato de Anne Frank”; “Felismina cartolina e o João papelão”; “O João e a floresta de betão” e "Poemas de mentira e de verdade". 
      Estas histórias foram lidas e exploradas na semana da leitura onde contamos com a participação de vários intervenientes, entre os quais, os Pais e/ou familiares das crianças e outros professores (Prof. Lurdes Costa do ensino especial, Prof. Conceição, Prof. Carina, Prof. Cândido, Prof. Natércia) e ainda as crianças do J.I com lengalengas/trava-línguas e os alunos do 4º ano com um teatro. 
       Foi ainda elaborado um marcador de leitura que as crianças levaram para casa como recordação destas actividades.
            No fim, foi elaborado um cartaz alusivo sobre todas as histórias.
          Relativamente a esta semana, as atividades foram orientadas no sentido de despertar o gosto e o prazer de ler/ouvir histórias. Todas elas foram trabalhadas de uma forma transversal, onde foram explorados todos os domínios e competências.








sexta-feira, 11 de março de 2016

Teatro no autocarro

No dia nove de março, os alunos do 4º ano de Donim, Barco e Santa Maria, assistiram a uma peça de teatro sobre energias renováveis e poluição, num autocarro!
Ouviram falar, de uma maneira divertida, sobre diferentes tipos de energia: a eólica, a solar, a hidráulica…
Num dos momentos, um dos atores atirou lixo para o chão e o outro disse-lhe que se tinha alegria para fazer isso, também a devia ter para o apanhar.
Os alunos afirmaram que se divertiram com as perguntas feitas, no final, e conseguiram acertar algumas.
Ficaram surpreendidos por saber que há recipientes para depositar chicletes e até para os dejetos dos cães!
Ainda houve tempo para cantar uma canção relacionada com a necessidade de existir uma Natureza feliz e saudável.