No passado dia 11 de fevereiro, os alunos do 8ºano e da turma do Vocacional 3, acompanhados pelas professoras Carla Esteves, Ana Machado, Sameiro Soares, Isabel Fonseca, Gracinda Rodrigues e Natália Bernardes, rumaram até ao Porto para “viajar” pela nossa História e entrar no mundo do Teatro.
Da parte da manhã, visitamos o Museu Interativo dos Descobrimentos, onde pudemos enriquecer os nossos conhecimentos sobre essa época áurea do nosso passado. O rigor histórico com que recriaram os diferentes cenários, nomeadamente, o interior das embarcações portuguesas que rumaram à descoberta de terras longínquas e a viagem de barco realizada no final da visita, permite-nos encarnar o papel dos nossos marinheiros e perceber melhor as dificuldades vividas nessa aventura. Tivemos, ainda, a oportunidade de ver uma exposição temporária alusiva à nossa presença em Ceuta, ficando a conhecer um pouco melhor alguns aspetos da sua história e cultura.
Entretanto, chegou a hora da visita ao Centro Comercial, crucial para retemperar forças e descontrair um pouco.
Pelas 15 horas, dirigimo-nos ao Palácio de Cristal, a fim de assistir à peça “ A Poesia não é tão rara como parece…” da responsabilidade da Companhia de Teatro Educa. Trata-se de uma comédia teatral em que um velho e o seu mordomo recordam uma história de amor não correspondido. Entre as várias peripécias, são interpretados e contextualizados poemas de poetas consagrados da nossa literatura, sempre apelando ao lado cómico. Por outro lado, o público é chamado a interagir, ao ponto de ser este a decidir o final da peça num desafio à capacidade de improviso dos atores. Os nossos alunos responderam com entusiasmo às interpelações vindas do palco, ao ponto do aluno Rodrigo Cunha do 8ºA ter contracenado com os dois atores no final da peça.
Após este encontro com a cultura e o reviver do nosso passado, regressamos a Briteiros.