sexta-feira, 20 de outubro de 2017



OFICINA  DAS BRITEIRICES


Na sua viagem pelos Projetos e Clubes do Agrupamento de escolas de Briteiros, o Clube de Jornalismo foi agora informar-se sobre a oficina das Briteirices.


Apresentação:

O meu nome é Celeste da Costa Semanas, tenho 48 anos e sou professora há  24 anos.



Como surgiu a ideia de criar o clube Briteirices?

A oficina das Briteirices surgiu naturalmente, depois de uma formação que fiz juntamente com a professora Adriana e o professor Severino, sobre empreendorismo .  Nesse ano, com duas turmas, criamos com cada uma  uma  empresa que no final do ano se fundiram. Criou-se uma oficina experimental sobre a cultura Castreja, um projeto de empeendorismo que valoriza a identidade cultural da Citânia de Briteiros privilegiando a criação de produtos com uma estética contemporânea.

O que fazem no clube?

Criamos produtos diversificados, mas com um ponto comum: referência à cultura Castreja, muitas vezes,  isto traduz-se em referência estéticas tais como os símbolos celtas. Estes produtos destinam-se as feirinhas que temos realizado e com atribuição  de prémios ou lembranças. Alguns desses produtos são peças de bijuteria , peças decorativas, sal de ervas, entre outras. Este ano temos em mente novos projetos. As nossas criações estão disponíveis também no Museu da Cultura Castreja e na própria Citânia  de Briteiros onde tem tido muito sucesso sobretudo por parte dos turistas estrangeiros. É gratificante saber que alguém por esse mundo fora anda com um colar feito por nós ou que tempera os seus alimentos com o nosso sal de ervas.



Damos os parabéns ao Clube e agradecemos o trabalho realizado.

                                                                     Tatiana e Lara 9º D



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.