terça-feira, 11 de dezembro de 2018


CERIMÓNIA DO HASTEAR DE BANDEIRAS CELEBRA PRIORIDADES EDUCATIVAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRITEIROS


Comemorou-se a 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O Agrupamento de Escolas de Briteiros dinamizou, entre os dias 3 e 7, um conjunto de atividades nas várias escolas do seu território educativo, inseridas na iniciativa “Semana da Inclusão”, promovida pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
Nas salas de aula dos diferentes níveis de ensino foram introduzidas atividades de sensibilização, reflexão e consciencialização em torno da temática e princípios inerentes à Inclusão Educativa. Elevando-se esta como um dever e um direito de todos e para todos, foram hasteadas nas escolas do agrupamento Bandeiras da Inclusão, criadas pelos alunos e professores, simbolizando um dos princípios educativos centrais do Agrupamento de Escolas de Briteiros.
Na sede do agrupamento, foi hasteada a Bandeira da Inclusão no dia 7 de dezembro. O ato foi formalizado numa cerimónia que contou com momentos musicais e atuações artísticas dos alunos, na qual participou toda a comunidade educativa. Neste momento solene foi também hasteada a nona Bandeira Verde Eco-Escola atribuída ao agrupamento pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do trabalho desenvolvido no Projeto “Eco-Escolas” e a Bandeira/Selo Escola eTwinning, reconhecendo-se o envolvimento e a dedicação dos professores e alunos nos projetos desenvolvidos a nível nacional e europeu, sendo o Agrupamento de Escolas de Briteiros uma das cinco escolas do distrito de Braga galardoada com esta distinção.
A cerimónia do hastear destas bandeiras permitiu reunir toda a comunidade escolar dando-lhe a conhecer três dimensões prioritárias de intervenção do agrupamento: a educação inclusiva, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável; e a valorização da dimensão europeia da educação para  formar jovens conscientes dos seus direitos e deveres, prontos a intervir ativamente na sociedade.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.