terça-feira, 11 de dezembro de 2018




EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SEGUNDO DESAFIO-REFLEXÃO MENSAL
NOVEMBRO DE 2018

O desafio-reflexão lançado pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no mês de novembro, a todas as escolas do território educativo do agrupamento, teve como referência A PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM DE WILLIAM GLASSER (1925-2013).



Segundo o autor, aprendemos e assimilamos 10% quando lemos um conteúdo proposto e 20% quando ouvimos. Daqui se depreende a necessidade de repensar os métodos tradicionais de ensino, uma vez que estes não potenciam resultados positivos para o aluno. No entanto, quando observamos, conseguimos assimilar cerca de 30% da informação e quando vemos e ouvimos, 50%. Esta percentagem aumenta para 70% quando temos a possibilidade de debater os assuntos em aprendizagem. Por esta razão é fundamental que se estimule a discussão e o debate em torno de assuntos a trabalhar, despertando a curiosidade, o espírito critico e a motivação dos alunos. Por outro lado, ao experimentar, levando os alunos a pôr as “mãos na massa” e a promover a interação da teoria com a prática, a aprendizagem é ainda mais eficaz e chega aos 80%! Mas o potencial de aprendizagem atinge o topo quando se evidencia a possibilidade de ensinar os outros: 95%.
De forma sucinta, para que a aprendizagem seja efetiva, esta não se pode limitar a metodologias expositivas que apelem à memorização e ao papel passivo do aluno. Conciliar estratégias pedagógicas que envolvam os atos de ler, ver e ouvir é meio caminho andado para uma aprendizagem significativa. No entanto, esta apenas se expande quando os alunos têm a possibilidade de:
1.       Discutir, debater, perguntar e relatar vivências, motivando a reflexão, a transferência e a aplicabilidade dos conceitos trabalhados, assim como o pensamento critico e a participação;
2.       Fazer, praticar o que está a ser ensinado, escrever e demonstrar;
3.       Ensinar, explicar e resumir o que foi aprendido aos outros colegas, fomentando a partilha e a troca de informações.
Concluindo: Um ensino que se quer para TODOS implica DEBATER, FAZER E ENSINAR como verbos que devem ser conjugados na escola, dia-sim, dia-sim!

EB1/JI DE DONIM








EB1/JI DE BARCO







EB1/JI DE FAFIÃO




EB 2,3 DE BRITEIROS




























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