terça-feira, 3 de março de 2020




                                               Texto sobre o rio Ave

O rio Ave nasce na serra da Cabreira no concelho de Vieira do Minho. Passa por Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Santo Tirso, etc. Tem a sua foz no Oceano Atlântico perto de Vila de Conde. A sua extensão é de 85 km. Um dos principais rios afluentes é o Rio Vizela, que é possivelmente o mais poluído.
É um rio muito importante para: atividades desportivas e de lazer, atração turística, para abastecimento de água às populações, para regar culturas agrícolas, importância ecológica, para uso doméstico, para produção de energia elétrica.
O Rio Ave tem muita biodiversidade, principalmente virado à nascente porque há menos poluição. Temos, por exemplo: anfíbios - rá-verde, salamandra-de-pintas-amarelas; mamíferos - lontra-europeia, morcego-de-água; Peixes - barbo-do-norte, boga-do-norte; vegetação - amieiro, choupo-negro, freixo-de-folha-estreita, sobreiro-negro; arctópodes – alfaiates; aves - guarda-rios, melro preto, pato-real, garça-real-europeia; Répteis - lagarto-de-água, cobra-de-pernas-tridáctila, cobra- de -água-viperina e muitos mais...
Há cerca de trinta anos atrás, o rio Ave era um rio morto, era todo de várias cores porque as fábricas não tinham estações de tratamento de água residuais. O rio Ave tem menos poluição à beira da nascente porque tem menos casas e pessoas, então há menos poluição. Há mais poluição junto das cidades porque tem mais casas e pessoas, então há mais poluição. Agora as pessoas então a contribuir para um rio melhor e mais saudável. Para resolver o problema construíram-se ETAR. As ETAR servem para tratar a água dos esgotos. Também existem ETA que são Estações de Tratamento de Água para utilização doméstica.
Atualmente há muita preocupação com o rio Ave. Sabemos algumas das fraquezas e ameaças ao rio, que são: haver lixo nas margens, muitas fábricas à beira do rio, há muita população, perda de biodiversidade, a aparecer lixo no rio e falta de informação para ajudar o rio. Mas também temos algumas forças, que são: ETA e ETAR, os embaixadores para ajudar o rio, existe um plano para ajudar o rio; como oportunidades podemos: criar caminhos pedestres perto do rio, criar visitas guiadas ao rio, encontrar mais espécies nativas, andar de barco e pescar.
Eu gosto do rio Ave e vou continuar a ajudá-lo.

Filipa Freitas (BAR4)




O “Ave para Todos” é um projeto desenvolvido no Laboratório da Paisagem de Guimarães, no âmbito da Estrutura de Missão Guimarães 2030, que para além da capacitação de escolas, juntas de freguesia e brigadas verdes, tem como objetivo devolver o rio Ave à comunidade.
Neste âmbito, estão a decorrer em 24 escolas do concelho de Guimarães com influência direta do rio Ave, entre as quais a EB de Barco, ações de formação de educação ambiental que incluem ainda investigação, desenvolvimento e comunicação. No total serão mais de 100 ações de formação teórica e prática.
Os alunos da turma BAR4 da EB de Barco foram nomeados representantes para este projeto sendo “Embaixadores do rio Ave”. A estes tem sido dada formação sobre a importância dos recursos hídricos, bem como a caracterização do rio Ave e da biodiversidade existente, para posterior divulgação a toda a comunidade escolar.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.