terça-feira, 22 de janeiro de 2019


A Sessão Escolar será dia 24 de janeiro. Nesta serão eleitos os deputados que representarão o Agrupamento na Sessão Regional, em Braga, após discussão das medidas e aprovação da moção sobre a temática - Alterações Climáticas, Salvar os Oceanos.

ELEIÇÕES 2019
22 de janeiro
RESULTADOS
                                
Nº de Votantes: 328
Lista A: 144
Lista B: 49
Lista X: 123
Votos Nulos: 11
Votos Brancos: 1


Foram eleitos para a Sessão Escolar, a realizar dia 24 de janeiro, os deputados das seguintes Listas:
Fabiana Vieira; Lista A
Alexandra Costa; Lista A
Gabriela Castro; Lista A
Beatriz Silva; Lista A
André Abreu; Lista A
Luís Amorim; Lista A
Rúben Silva; Lista A
Jéssica Santos; Lista A
Orlando Matos; Lista A
Bruno Marques; Lista A
Bruna Ferreira Carvalho; Lista X
Inês Jácome Pereira Ferreira; Lista X
João Carlos Marques Machado; Lista X
Leonardo da Silva Gonçalves; Lista X
Ana Margarida Cardoso Cunha; Lista X
Beatriz Machado Mendes; Lista X
Fábio André Freitas Pereira; Lista X
João Pedro Cardoso Vasconcelos; Lista X
João Manuel Pereira Fernandes; Lista X
Rodrigo Machado da Costa; Lista X
Beatriz Freitas; Lista B
Fabiana Maia; Lista B
Francisco Duarte; Lista B


Agradecemos a todos a colaboração neste

Projeto da Escola.


A minha opinião
 Adorei o teatro, ao qual assisti na escola. Foi mágico! A minha turma estava sempre a rir. As roupas eram tão bonitas! Mas realmente do que mais gostei foi do papagaio, quando, com aquela voz dizia: “Não tá casa!”. Também gostei da velha e principalmente do cenário. Estava bem conseguido! A Sra. Ford era tão engraçada e tão linda!
Adorei tudo, até os músicos. Também eram engraçados. E o chá que bebi? Sim, ofereceram-me chá e era tão bom! Parecia ter mel, por ser tão doce.
Esta encenação foi tão linda que queria que viessem mais vezes à escola para encenarem outras histórias.
Que lindo, foi! Adorei mesmo. É só isto que tenho a dizer.
Quanto aos atores, estão todos de parabéns: a Marta que representava a Sra. Gage, a Inês que fazia de Sra. Ford, o Alexandre que encarnava o papel de James, o papagaio. E ainda havia os músicos, o Gonçalo e o Mário que reforçavam toda aquela magia, com as suas melodias.

Beatriz Rocha, nº6 do 5º A





VOTAÇÃO PARA  ELEIÇÃO DOS DEPUTADOS PARA O PARLAMENTO DOS JOVENS 







 CAMPANHA PARA ELEIÇÃO DOS DEPUTADOS PARA O PARLAMENTO DOS JOVENS 






Curso de EFA – Nível Secundário



Integrado no plano de formação do Curso EFA (Educação e Formação de Adultos, nível secundário), realizou-se no dia 19 de janeiro a visita de estudo a Braga para sensibilização dos formandos para as questões de planeamento e edificação de espaços habitacionais assim como para a preservação do património histórico e cultural das cidades. Assim visitaram a Casa/Recolhimento das Convertidas, que contou com as valiosas explicações do Dr. Fernando Mendes, que como membro da Associação dos Amigos da Casa das Convertidas, faz um importante trabalho de preservação deste espaço, e ainda estando em Braga, quiseram aproveitar para conhecer mais do património da Freguesia de S. Victor, tendo visitado a Capela de Guadalupe, com explicações do presidente da Junta de S.Victor, Dr. Ricardo Silva, e aferir a beleza do retábulo de André Soares.




Professora Célia Campos


quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PARLAMENTO DOS JOVENS COM O DEPUTADO LUÍS SOARES.

O Agrupamento de Escolas de Briteiros realizou, no dia 7 de janeiro de 2019, pelas 11 horas, uma sessão de esclarecimento no âmbito do Parlamento dos Jovens, cujo tema para este ano é “Alterações Climáticas- Salvar os Oceanos”.
O debate foi dinamizado pelo Deputado Luís Soares, eleito pelo Distrito de Braga e participaram as turmas 5ºC, 6ºB, 7ºA e 9ºB.  Na primeira parte foi abordado o tema a Assembleia da República: funções, organização e funcionamento e na segunda o tema em debate para este ano “Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos”.
Estas sessões têm como objetivo a sensibilização da comunidade escolar para estes problemas, com o intuito de alertar e aconselhar os alunos para aquelas que devem ser as boas práticas e os bons hábitos para a proteção do meio ambiente e lembrar que as alterações climáticas são o resultado da ação humana e que cada um de nós pode fazer a diferença no futuro do nosso Planeta.
Nesse sentido ficou o desafio para apresentação de propostas que possam ajudar a proteger os oceanos e os alunos terão agora o trabalho de pensar e propor melhorias às políticas nacionais existentes e encontrar soluções, na escola e em casa, que possam ajudar a reduzir a pegada ecológica, ou seja, o impacto da atividade de cada pessoa no planeta.












terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Deslocação das crianças de EB da Igreja, Briteiros, a Rio Tinto para ver "A Fábrica de Chocolate"


EB de Igreja. Dia 11 de dezembro...os autocarros já nos aguardam e o entusiasmo é grande. Vamos ver "A Fábrica de Chocolate" a Rio Tinto. Após uma viagem animada lá chegamos. Enquanto aguardávamos a nossa vez de entrar no amplo espaço ali montado para o efeito íamos observando os aviões que se aproximavam do aeroporto que ficava ali perto, ou levantavam. Por fim a chamada, a entrada no espaço do sonho...e a magia que acontece. Olhos reluzentes emoldurados por sorrisos e abraçados por palmas de entusiasmo responderam à música e fantasia. De seguida, um almoço animado no espaço do Parque Nascente. Um dia diferente e alegre, mais uma vivência do Natal.













Com alguns trabalhos alusivos ao Natal, feitos com reutilização de materiais, o ecoclube do projeto Eco-escolas vem desejar a todos um santo e feliz Natal.

 Respeitemos a Natureza, sempre!

Ecoclube de Briteiros.








terça-feira, 11 de dezembro de 2018


CERIMÓNIA DO HASTEAR DE BANDEIRAS CELEBRA PRIORIDADES EDUCATIVAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRITEIROS


Comemorou-se a 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O Agrupamento de Escolas de Briteiros dinamizou, entre os dias 3 e 7, um conjunto de atividades nas várias escolas do seu território educativo, inseridas na iniciativa “Semana da Inclusão”, promovida pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
Nas salas de aula dos diferentes níveis de ensino foram introduzidas atividades de sensibilização, reflexão e consciencialização em torno da temática e princípios inerentes à Inclusão Educativa. Elevando-se esta como um dever e um direito de todos e para todos, foram hasteadas nas escolas do agrupamento Bandeiras da Inclusão, criadas pelos alunos e professores, simbolizando um dos princípios educativos centrais do Agrupamento de Escolas de Briteiros.
Na sede do agrupamento, foi hasteada a Bandeira da Inclusão no dia 7 de dezembro. O ato foi formalizado numa cerimónia que contou com momentos musicais e atuações artísticas dos alunos, na qual participou toda a comunidade educativa. Neste momento solene foi também hasteada a nona Bandeira Verde Eco-Escola atribuída ao agrupamento pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do trabalho desenvolvido no Projeto “Eco-Escolas” e a Bandeira/Selo Escola eTwinning, reconhecendo-se o envolvimento e a dedicação dos professores e alunos nos projetos desenvolvidos a nível nacional e europeu, sendo o Agrupamento de Escolas de Briteiros uma das cinco escolas do distrito de Braga galardoada com esta distinção.
A cerimónia do hastear destas bandeiras permitiu reunir toda a comunidade escolar dando-lhe a conhecer três dimensões prioritárias de intervenção do agrupamento: a educação inclusiva, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável; e a valorização da dimensão europeia da educação para  formar jovens conscientes dos seus direitos e deveres, prontos a intervir ativamente na sociedade.
















EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SEGUNDO DESAFIO-REFLEXÃO MENSAL
NOVEMBRO DE 2018

O desafio-reflexão lançado pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no mês de novembro, a todas as escolas do território educativo do agrupamento, teve como referência A PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM DE WILLIAM GLASSER (1925-2013).



Segundo o autor, aprendemos e assimilamos 10% quando lemos um conteúdo proposto e 20% quando ouvimos. Daqui se depreende a necessidade de repensar os métodos tradicionais de ensino, uma vez que estes não potenciam resultados positivos para o aluno. No entanto, quando observamos, conseguimos assimilar cerca de 30% da informação e quando vemos e ouvimos, 50%. Esta percentagem aumenta para 70% quando temos a possibilidade de debater os assuntos em aprendizagem. Por esta razão é fundamental que se estimule a discussão e o debate em torno de assuntos a trabalhar, despertando a curiosidade, o espírito critico e a motivação dos alunos. Por outro lado, ao experimentar, levando os alunos a pôr as “mãos na massa” e a promover a interação da teoria com a prática, a aprendizagem é ainda mais eficaz e chega aos 80%! Mas o potencial de aprendizagem atinge o topo quando se evidencia a possibilidade de ensinar os outros: 95%.
De forma sucinta, para que a aprendizagem seja efetiva, esta não se pode limitar a metodologias expositivas que apelem à memorização e ao papel passivo do aluno. Conciliar estratégias pedagógicas que envolvam os atos de ler, ver e ouvir é meio caminho andado para uma aprendizagem significativa. No entanto, esta apenas se expande quando os alunos têm a possibilidade de:
1.       Discutir, debater, perguntar e relatar vivências, motivando a reflexão, a transferência e a aplicabilidade dos conceitos trabalhados, assim como o pensamento critico e a participação;
2.       Fazer, praticar o que está a ser ensinado, escrever e demonstrar;
3.       Ensinar, explicar e resumir o que foi aprendido aos outros colegas, fomentando a partilha e a troca de informações.
Concluindo: Um ensino que se quer para TODOS implica DEBATER, FAZER E ENSINAR como verbos que devem ser conjugados na escola, dia-sim, dia-sim!

EB1/JI DE DONIM








EB1/JI DE BARCO







EB1/JI DE FAFIÃO




EB 2,3 DE BRITEIROS




























quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Clube de jogos de tabuleiro dinamiza jogo de xadrez com os alunos do 5º A