quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Eco-Natal- Árvores de Natal

       Neste Natal, 2013, a escola de Briteiros S. Salvador promoveu neste estabelecimento uma exposição de árvores de Natal, na vertente Eco-Natal, o que já é habitual neste estabelecimento realizar-se sempre uma iniciativa do género nesta época. A iniciativa foi lançada e mobilizada pela escola, professores e educadoras, a qual envolveu a participação de bastantes alunos e suas respetivas famílias, num total de 50 árvores decoradas. Os trabalhos foram elaborados a partir de resíduos sólidos, como embalagens de plástico, cartão e tecidos, botões, rolhas, papel de jornal e revista, rolos de papel e variadíssimos outros materiais. 
       Todas as árvores de Natal estão adornadas com materiais recuperados e/ou reaproveitados, uma forma prática de aplicar a Política dos 4 R’s – Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar. Deste modo, pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar e as famílias para o consumo excessivo de adornos natalícios, bem como promover os conceitos de reutilização e recuperação de objetos fora de uso. Visa também alertar para os problemas ambientais e as suas possíveis soluções, incentivando-os a serem participantes ativos na preservação do ambiente. 
       O tempo é de dificuldades, e por isso é essencial a educação para reduzir o consumo, aliado à partilha e valorização à criatividade de cada criança e respetiva família desta comunidade escolar. 
       A exposição estará presente e aberta à comunidade local até à primeira semana de janeiro.
EB1/JI de Briteiros S. Salvador