quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Eco Natal - Árvores de Natal

       Neste Natal, 2015, a escola de Briteiros S. Salvador promoveu neste estabelecimento uma exposição de anjos, na vertente Eco Natal. A iniciativa foi lançada e mobilizada pela escola, professores e educadoras, a qual envolveu a participação de bastantes alunos e suas respetivas famílias, num total de 50 anjos decorados. Os trabalhos foram elaborados a partir de resíduos sólidos, como embalagens de plástico, cartão e tecidos, botões, rolhas, papel de jornal e revista, rolos de papel e variadíssimos outros materiais.

       Todos os anjos estão adornadas com materiais recuperados e/ou reaproveitados, uma forma prática de aplicar a Política dos 5 R’s – Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Renovar e Reciclar. Deste modo, pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar e as famílias para o consumo excessivo de adornos natalícios, bem como promover os conceitos de reutilização e recuperação de objetos fora de uso. Visa também alertar para os problemas ambientais e as suas possíveis soluções, incentivando-os a serem participantes ativos na preservação do ambiente e estimulando a criatividade quer dos alunos quer dos Encarregados de Educação.

       O tempo é de dificuldades, e por isso é essencial a educação para reduzir o consumo, aliado à partilha e valorização de cada criança e respetiva família desta comunidade escolar.

       A exposição pode ser visitada por todos nos meses de dezembro e janeiro.

EB1/JI de Briteiros S. Salvador