terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A paixão de João

Há muito tempo atrás existia um homem já muito sábio e velho. Tinha um cabelo grisalho aos caracóis. Andava sempre com a barba por desfazer. Era um homem solitário mas com um coração de ouro. Vivia sozinho numa velha aldeia que há pouco tempo tinha sido invadida por animais ferozes de todas as espécies.
Um dia, começaram a vir pessoas para essa aldeia e o velho, que já não falava com pessoas há bastante tempo, ficou feliz e começou a impor a ordem. Uns iam à caça, outros reconstruíam a aldeia e outros tinham de a proteger.
Passados alguns anos nasceu então o primeiro menino e deram-lhe o nome de João, já que este era o nome do velho. Quando o menino fez seis anos já queria saber escrever e ler. Então o sábio, de tão feliz que ficou, queria ajudá-lo. Como não tinha dinheiro para o pôr numa escola teve de ser ele a ensinar-lhe as primeiras letras. Mas com o passar do tempo o João conseguiu ir mesmo para a escola.
Um dia, ele e a sua turma foram a uma visita de estudo onde o João encontrou uma menina de quem gostou muito. Nunca mais a esqueceu e olhava para ela todos os dias, sempre disfarçadamente. Quando já estava no quarto ano, ganhou coragem e decidiu fazer-lhe um lenço de namorados. Tinha aprendido com a sua avó a bordar. Depois do lenço terminado, ele achou que seria fácil entregar-lho, mas não foi bem assim, pois ela estava sempre rodeada de amigas. O João tinha escrito o nome da menina no lenço: Matilde.
Finalmente a oportunidade chegou. O João entregou-lhe o lenço e convidou-a para ir dar um passeio de bicicleta na avenida. Ela aceitou o convite, pois também queria conhecê-lo melhor. Deliciaram-se a andar de bicicleta. Fizeram corridas, conversaram sobre coisas das suas vidas. Contaram segredos. Riram-se das piadas, um do outro. Foi um dia em cheio.
No fim do passeio voltaram para as suas casas e sonharam um com o outro. Até que um dia depois de se conhecerem bem e de serem namorados durante bastante tempo, decidiram casar-se e tiveram dois filhos aos quais chamaram Rui Silva e Mariana Silva.


                                                                                            Diogo Marinho, 6º A

                                                 prof. Cândida Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.