sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Encontro com escritores

Encontram-se claramente reconhecidas as potencialidades que os encontros com escritores proporcionam às crianças, como atividade extremamente motivadora para a criação de hábitos de leitura e para o desenvolvimento do gosto pela escrita.
Conscientes da importância das sessões com os autores, os nossos alunos tiveram o prazer de receber, na nossa escola no passado dia 30 de novembro, o escritor João Manuel Ribeiro. Num momento anterior à visita, a professora bibliotecária apresentou algumas das suas obras, tendo as mesmas sido disponibilizadas para a compra dos alunos que assim o desejassem.
Sendo este escritor autor de imensos títulos de Literatura Infanto-juvenil, repartidos entre a narrativa e a poesia, brindou as nossas crianças com uma interação divertida, numa abordagem lúdica e pedagógica que captou a sua atenção, do início ao fim da sessão.
No âmbito da comemoração da Semana da Diferença, foi explorada a obra “O Menino dos Caracóis”, da autoria de Hélder Magalhães, que transmite uma mensagem de superação perante as dificuldades e obstáculos que a vida nos apresenta. Neste sentido, as crianças elaboraram um cartaz alusivo à obra, reutilizando materiais diversos e sugerindo ideias para “um mundo melhor”.
No dia 5 de dezembro, realizou-se também na nossa escola um encontro com este escritor, numa sessão aberta a toda a comunidade educativa. Nesta sessão, o escritor teve oportunidade de apresentar o seu testemunho de vida, marcado também pela força e otimismo, dado que muito jovem se deparou com a necessidade de amputar uma perna. Aliás, a sua obra, aborda de forma metafórica a sua própria história de vida, pois o autor, tal como o “Menino dos Caracóis”, teve sempre a coragem de contornar a dificuldade e transformá-la num desafio.
As crianças e suas famílias mostraram-se sensibilizadas para esta história de vida e um número considerável de crianças quis adquirir a obra, cujo valor de venda reverte em parte para a compra de uma nova prótese que permitirá ao escritor uma melhor articulação do joelho.
Neste encontro, foi estimulada assim a educação das nossas crianças para a solidariedade e ajuda e, simultaneamente, o respeito pela diferença.
Em ambos os encontros com os escritores, a visita terminou com uma sessão de autógrafos.
Foram dois momentos promotores da formação integral das crianças, cumprindo com total evidência os objetivos delineados.
Gostaríamos de expressar o nosso agradecimento a todos os intervenientes que tornaram possíveis estes dois encontros.

EB/JI de Fafião







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.