domingo, 14 de janeiro de 2018

                «L’épiphanie ou la fête des Rois» (Dia de Reis).

Mais uma vez os alunos de 7º e 8º anos envolveram-se numa atividade relacionada com a cultura francesa: «L’épiphanie ou la fête des Rois» (Dia de Reis).
Desta vez, foram todos para a cozinha confecionar a famosa «Galette des Rois» e na semana de 8 a 12 de janeiro deram a conhecer à comunidade escolar esta tradição secular. Degustaram esta deliciosa iguaria e alguns alunos encontraram a «fève» escondida em cada uma das galettes e foram coroados.

 Pois segundo a tradição, a galette corta-se em fatias no número igual ao dos convidados mais um, chamado part du bon Dieu ou de la Sainte Vierge, uma fatia que era oferecida a um pobre, ou mais modernamente, a um vizinho ou amigo não presente. Atualmente, ainda é o membro da família mais jovem, que, debaixo da mesa, decide quem come cada fatia. Escondida no bolo costuma estar uma fava ou um brinde em porcelana ou plástico. Quem fica com a fava é coroado rei ou rainha, usando uma coroa em papel feita para a ocasião ou fornecida com o bolo e pode, durante esse dia, comandar os destinos da sua casa e dos seus familiares, dentro do razoável J















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.