domingo, 17 de junho de 2018


Projeto “Família Vem à Escola

No âmbito do Projeto “A Família Vem à Escola”, coordenado pela professora Lurdes Costa, contámos neste ano letivo com o contributo das enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar, para abordar um tema que se insere nas diretrizes da Educação para a Saúde.
Tendo a escola assumido um papel importante em matéria de educação alimentar, pareceu-nos pertinente refletir com as famílias sobre as opções mais saudáveis para os lanches das crianças, alertando-se para os malefícios de produtos industrializados que contêm níveis de açúcar elevados, potenciando os excessos do seu consumo. Como é largamente anunciado, o consumo excessivo de açúcar conduz ao aparecimento de diversas doenças. Porém, o mesmo encontra-se de tal modo “escondido” em vários alimentos que nem sempre é clara a perceção do quanto excedemos a dose diária recomendada.
Movidos por esta preocupação, decidimos que o tema da sessão do Projeto “A Família Vem à Escola”, deste ano letivo, seria: “O açúcar escondido nos alimentos”.
Deste modo, as crianças realizaram previamente todo um trabalho de análise da informação nutricional, presente na embalagem de diversos produtos: bolachas, refrigerantes, iogurtes, snacks, leite chocolatado… entre outros. A partir dessa análise, elaboraram cartazes contendo a embalagem do alimento, associada a um saquinho com a quantidade de açúcar que o mesmo possui. A reação das crianças foi de surpresa, revelando que não tinham consciência da quantidade de açúcar que alguns alimentos que consomem possuem.
Numa segunda fase, preparou-se então a sessão para as famílias, encontrando-se expostos os referidos cartazes. Também os pais se demonstraram surpreendidos com a quantidade de açúcar “escondida” em muitos dos alimentos que a “publicidade enganosa” nos pretende convencer de que são saudáveis.
Assim, no dia 25 de maio de 2018, numa sessão dinamizada pela enfermeira Marta Araújo e pela enfermeira Ângela, da Unidade de Cuidados na Comunidade Sol Invictus (UCCSI) das Taipas, as famílias das nossas crianças foram sensibilizadas e informadas sobre as doenças associadas ao consumo excessivo de açúcar.
As crianças, como sempre muito felizes por terem os pais na escola, apresentaram-lhes uma canção que ensaiaram, com o título “Alimentação saudável”.
De seguida, as duas enfermeiras orientaram a sessão dando conselhos e sugestões, bastante simples e práticas, que ajudaram os pais a tomarem consciência das opções mais saudáveis para as refeições das crianças, inclusive  para os seus lanches. Demonstraram essas sugestões com alguns alimentos que se deram a provar quer aos pais, quer às crianças. Os mesmos, além de nutricionalmente mais ricos, evitam o consumo de açúcar em excesso.
No final da sessão, os presentes tiveram a oportunidade de degustar algumas das sugestões apresentadas, reunindo-se em volta de uma mesa composta por alimentos saudáveis, apresentados de forma apelativa. Muitos dos pais revelaram-se surpresos ao verem os seus filhos comer com agrado, por exemplo, vegetais que em casa habitualmente recusam.
Os pais demonstraram interesse na sessão, colocando questões e solicitando alguns esclarecimentos às enfermeiras, preocupados também em contribuir para a saúde dos seus filhos, através deste fator tão comprovadamente importante: corretas opões alimentares.
Esta sessão proporcionou um momento de aprendizagem enriquecedor a toda a comunidade escolar. Assim, não podíamos deixar de aproveitar para agradecer a disponibilidade, profissionalismo e simpatia das enfermeiras Marta e Ângela, que nos ajudaram a concretizar esta atividade para as nossas crianças e suas famílias.
EB de Fafião








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.