sexta-feira, 1 de junho de 2018


Texto elaborado pela Diana Antunes sob orientação da professora Cândida Passos.

A estrela-cadente convence a conta de somar


                Uma estrela-cadente muito curiosa caiu no planeta Terra. Uma conta de somar que somava sem parar, ao aperceber-se da queda foi ter com ela:
                - Estás bem? Magoaste-te?-perguntou a Soma, preocupadíssima.
                - Sim, estou. Não me magoei. Obrigada.- agradeceu a Estrela.
                -Como vieste aqui para à Terra? - Empurraram-te? Mandaram-te embora? Fugiste?-interrogou a Soma, novamente.
                - Não. Eu sou muito curiosa e vim ver como era, aqui em baixo. Estou à procura da nossa aventura.
                - Não compreendo… Nossa aventura?!!!- admirou-se a Soma.
                -Sim. Tu preocupaste-te comigo e eu quero agradecer-te, proporcionando-te uma aventura. Iremos ver o mar enorme, os seus habitantes, as montanhas…
                -Vem comigo rápido. Não te vais arrepender. - tentou convencê-la, ansiosa, a Estrela.
                -Estás maluca! Não vou contigo a lado nenhum!- recusou a Soma, pouco convencida.
                Não sou maluca. Sou curiosa, aventureira. Anda lá, vem comigo. Nem imaginas o que vi quando desci do céu.
                - O que viste quando desceste?- quis saber a Soma.
                - Vi os golfinhos felizes na água. Fora da água estava uma família de tartarugas. Tu não viste ainda isto tudo, pois não?-interrogou a Estrela.
                -Não. Não vi ainda.- respondeu tristemente a Soma.
                -Então, anda rápido. A neve branca nas montanhas é lindíssima. A água azul do mar dá vontade de molhar os pés. Os animais dão vida à vida. Anda rápido. Não temos tempo a perder.
                - Está bem! Eu vou contigo e em troca levas-me ao espaço?- quis saber a Soma.
                -Sim, claro, levo-te ao espaço. Já agora, quero aprender a fazer contas de somar contigo…
                E lá viveram a melhor aventura de todas as aventuras!

Diana Rodrigues, 6ºC









Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.