quinta-feira, 7 de junho de 2018


Visita de Estudo a Aveiro

No passado dia 30 de maio de 2018, os alunos da EB de Fafião realizaram uma visita de estudo à cidade de Aveiro. Acompanhados pelas professoras e assistentes operacionais, viveram com entusiasmo este dia de aprendizagem e de convívio.
O aluguer do autocarro utilizado, como meio de transporte, foi patrocinado pela Junta de Freguesia e as atividades realizadas em Aveiro foram oferecidas pelos encarregados de educação.
Quando chegámos a Aveiro, lanchámos e partimos no nosso passeio de moliceiro. Aprendemos que esta embarcação servia para apanhar moliço na ria. Estas algas, denominadas de moliço, eram utilizadas como fertilizante dos campos de cultivo. Os moliceiros têm a popa e a proa em forma de meia lua. O guia do moliceiro explicou-nos e mostrou-nos que, muito parecido com o moliceiro, há na ria também o mercantel. Trata-se de uma embarcação maior do que o moliceiro que servia, de verão, para transportar os sacos de sal extraído nas salinas e, de inverno, para transportar tijolos.
Neste passeio de moliceiro percorremos, entre outros, o canal de S. Roque, onde avistámos a ponte de Carcavelos, por onde passavam os maremotos com os sacos de sal à cabeça para os guardar nos armazéns de sal. Destes armazéns apenas resta atualmente um. No passado chegaram a existir em Aveiro cerca de 600 salinas. Atualmente apenas estão em funcionamento 8. De dentro do moliceiro ainda conseguimos avistar os montinhos de sal nas salinas, embora tapados para se protegerem da chuva.
Todo o passeio foi animado com uma cantoria por nós adaptada:
“Esta vida de moliceiro
Está a dar cabo de mim
Paparapara para para para para
Ei!!!!”
Em seguida, partimos para uma “doce aventura”: participámos num workshop de Ovos Moles. Começámos por conhecer a tradição desta receita, aprendemos como é feita participando no momento de colocar o preparado na hóstia que é prensada com o “livro par”. A esta fase seguiu-se o recorte das figuras alusivas ao mar (conchas, búzios, pipinhos…). Por último, chegou o momento mais esperado… a degustação dos deliciosos e irresistíveis ovos moles.
O almoço decorreu no jardim panorâmico do Centro Comercial de Aveiro. Depois de satisfazer o nosso apetite pelo farnel ainda tivemos uma sobremesa extra: um geladinho.
No período da tarde visitámos o Lugar dos Afetos, um espaço dedicado à reflexão sobre os sentimentos do amor, da harmonia, da partilha, da amizade, da esperança, do perdão… entre outros, num cenário de verdadeiro conto de fadas.
Antes do regresso ainda lanchámos ao ar livre, contemplando a beleza da paisagem com vários ninhos de cegonhas.
Foi um dia inesquecível!

EB de Fafião







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.