segunda-feira, 12 de novembro de 2018

"Trabalho elaborado pela aluna Marta do 8º A. Assunto: visita guiada aos quadros expostos nos corredores da nossa escola sobre os Descobrimentos Portugueses. Visita efetuada no âmbito da disciplina de História "







A expansão territorial portuguesa


Orientados pela professora Conceição Gonçalves, no âmbito da disciplina de História, no dia 22 de outubro ao 4º tempo da manhã e no dia 23 de outubro ao 3º tempo da manhã fomos pela escola analisar os quadros espalhados pelos corredores sobre a expansão portuguesa.

ANÁLISE DOS QUADROS:
Ø No primeiro quadro pudemos visualizar um sacrifício, em que haviam pessoas a puxar uma enorme carroça;

Ø Já no segundo quadro vimos uma imagem da entrada de um templo Hindu na Índia. Também conseguimos ver uma representação da Santíssima Trindade, uma doutrina cristã que define Deus como três pessoas: o pai, o filho e o espírito santo. Tinha uma outra imagem com os Deuses Hindus dos templos que na Índia os templos se chamam Pagode. Neste quadro é referido no texto o encontro entre os portugueses e os indianos após a descoberta;

Ø No terceiro quadro verificamos a representação da chegada através do caminho marítima até Calecute (importante cidade da Índia) com uma armada poderosa comandada por Vasco da Gama, em 1499;
Ø  No quarto quadro vimos as fonteiras de Calecute e as plantas das especiarias que mais se utilizavam, como por exemplo, a pimenta, a noz-moscada, a canela e o cravinho;
Ø Realçou-se no quinto quadro as naus de Vasco da Gama e Cristóvão Colombo. Também nesse quadro visualizamos os túmulos daquela época e uma pequena imagem do imperador chinês;
Ø No sexto quadro temos uma simbolização de um marinheiro a dar conselhos/informações a Vasco da Gama. Neste quadro apresenta-se também alguns dos aspetos da cultura da Índia e da China;
Ø No sétimo quadro pudemos ver uma continuação das características dos países acima referidos;
Ø Já o oitavo quadro fala novamente sobre a descoberta de Vasco da Gama e foi em 1998 na celebração portuguesa dessa descoberta, 500 anos após essa conquista que a escola recebeu os quadros agora estudados;
Ø O assunto abordado no nono quadro é o Tratado de Alcáçovas em que o mundo foi dividido em duas partes a parte de cima ficou para Espanha e a parte debaixo para Portugal. E o Tratado de Tordesilhas em 1494 assinado por D.João rei de Portugal .Pudemos verificar uma imagem nesse quadro que se trata do padrão de S. Agostinho. Este padrão era deixado em cada descoberta portuguesa para marcar a nosso território e davam-lhe os nomes de todos os santos;
Ø A imagem de D.Manuel é o que chama a atenção no décimo quadro mas também pudemos perceber através dos textos que naquela época de descobertas havia sempre um Velho Restelo, chamado assim porque era uma pessoa que via tudo pelo lado negativa;
Ø No décimo primeiro quadro descobrimos que o Brasil antes lhe dava o nome de Terra de Vera Santa Cruz. Mais tarde é que lhe deram o nome atual que provém da abundância do pau-brasil;
Ø O décimo segundo quadro tem uma imagem de Lisboa no séc.XVI antes da catástrofe que abalou por completo Portugal em 1755.Tem uma imagem ilustrativa da assinatura de Vasco da Gama. Também apresenta um retrato do descobridor do caminho marítimo para a Índia. Por fim visualizamos o brasão da família de Vasco da Gama; 
Ø No décimo terceiro quadro apresenta alguns mapas com as conquistas e outros de mareares ou portulanos;
Ø  No décimo quarto quadro pudemos visualizar uma representação das moedas portuguesas feitas de ouro. Também vemos algumas cartas escritas por D.Manuel para os reis de Castela. Apresenta uma imagem de Nossa Senhora e de reis católicos espanhóis como a El Mercedes;
Ø  No décimo quinto quadro vimos uma imagem de Veneza no séc.XVI e na atualidade porque era a partir de Veneza que os portugueses chegavam á Índia (rotas do Levante);
Ø  No décimo sexto quadro chama a atenção uma carta que demonstra como é que os portugueses lá chegaram. Além da carta vemos imagens da chegada de Vasco da Gama.
Ø   No décimo oitavo quadro pudemos verificar as várias tribos que existiam no Brasil como o Topi , Guarani e Jê. Em pleno séc. XXI ainda existem tribos mais predominante na zona da Amazónia;
Ø   No décimo nono quadro conseguimos perceber de que é que no Brasil as pessoas se alimentavam e era à base: de milho, batata doce, mandioca, cacau e a pimenta;
Ø   O vigésimo quadro apresenta as principais atividades como a pesca e a caça. Pescavam principalmente o Tatu, o Pirarucu e o Capivara;
Ø   No vigésimo primeiro quadro aprendemos como é que no Brasil se vivia e basicamente lá o tempo era ameno por isso em termo de vestuário não utilizavam muita roupa. Construíam canoas com a madeira que encontravam para com elas puderem pescar;
Ø  No vigésimo segundo quadro conseguimos aprofundar o que as tribos comiam e era por exemplo: frutos silvestres, mel, ovos, formigas, grilos, abelhas e larvas;
Ø  No vigésimo terceiro quadro percebemos a organização política, isto é, as mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens como, não podiam fazer as atividades dos homens a caça e a pesca. Nesse quadro vemos também uma imagem de um chefe de tribo e também uma representação o conselho dos guerreiros (assembleia da república) ou a roda dos fumadores em que se discutia as decisões a tomar sobre a tribo. Chamava-se roda dos fumadores porque enquanto discutiam iam fumando;
Ø  O vigésimo quarto quadro representa um combate que ocorreu no mar. Conseguimos aprender através do texto apresentado no quadro que existiam vários rituais que entre eles se destaca o da execução de um prisioneiro. Ele era morto com um pau e amarrado por um pé e comiam-no. Isso era um método canibalismo;
Ø No vigésimo quinto quadro apresenta as características da cultura das tribos como: tinham crenças acreditavam na existência de criadores do universo, tratavam as doenças com ervas, faziam rezas fumando tabaco e outras substâncias e entravam em transe;
Ø No vigésimo sexto quadro fala sobre a descoberta do Brasil e que os portugueses chamaram a segunda Índia. Também tem uma imagem de Pedro Álvares de Cabral o descobridor do Brasil em 1500. Uma última imagem apresentada neste quadro é o brasão da família do Pedro Álvares (brasão dos Cabrais);
Ø O vigésimo sétimo quadro aborda os conhecimentos técnicos e científicos como o astrolábio que servia para fazer uma navegação astronómica (orientações através dos astros);

Ø  No vigésimo oitavo quadro trata-se de um retrato de D. João II e um retrato de Cristóvão Colombo que chegou as Antilhas, em 1492. Vemos uma outra imagem com um mapa-mundo no séc.XVI;
Ø  Nos quadros vigésimo oitavo, vigésimo nono e trigésimo quadro apresentam alguns aspetos sobre a parte política da distribuição do Brasil;
Ø  Por último o trigésimo primeiro quadro relata numa tabela os dados da limitação do Brasil.
  
Em conclusão, esta visita pelos corredores serviu para aprofundarmos a matéria dada sobre a expansão portuguesa, nas aulas anteriores.
Trabalho elaborado por: Marta, 8º A

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