sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ação de Formação sobre Agricultura Biológica

       Os alunos do clube Eco-escola e os alunos do Curso Vocacional da escola-sede tiveram a possibilidade de usufruírem de uma formação dedicada à agricultura biológica, que terminou com uma parte prática de plantação de alfaces, couves e salsa, a par da sementeira de ervilhas e outras espécies, nos terrenos da escola, previamente preparados pelos alunos e o nosso auxiliar, sr. Roriz. A ação de formação decorreu no dia 29 de janeiro e foi oferecida pela AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica – como prémio conquistado pela nossa escola na edição do ano passado do concurso ”Hortas Bio nas Eco-escolas”. Parte integrante deste prémio foi ainda a entrega de um compostor à nossa escola e alguns livros relacionados com a prática da agricultura biológica.
       Na sessão teórica, que decorreu na Sala do Aluno, Andrea Pereira e Nelson Silva, técnicos da Agrobio, explicaram a diferenças entre produtos biológicos e não-biológicos, a importância dos produtos da época: mais frescos, mais baratos e mais ecológicos, dando a conhecer aqueles que abundam em cada estação do ano, e ainda as vantagens da agricultura biológica, sobretudo para o ambiente e biodiversidade.
       Em seguida, na sessão prática e já no próprio terreno, os alunos aprenderam como bem plantar e semear, protegendo o ambiente e a sua saúde.
       Depois, mãos à obra!...
       No final da plantação e sementeira, com a orientação da  coordenadora do Eco-escolas, os alunos formaram grupos que irão ficar, ao longo do ano letivo, responsáveis por cuidar e fazer a devida manutenção do seu respetivo “talhão”.      

Clube Eco-escola