quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sessão sobre “A Morte”

No dia 8 de janeiro de 2014, o professor João Macedo, da Equipa da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, dinamizou na nossa turma (Curso Vocacional de Apoio Familiar e à Comunidade) uma sessão de sensibilização sobre o tema: “Falar sobre a morte e o morrer”. Esta decorreu na disciplina de Gestão do Comportamento e foi promovida pela professora Carla Abreu, no âmbito do projeto Mais e Melhor Saúde.
O professor começou por salientar que a maior parte das pessoas nega a morte, porque não se sentem à vontade para falar sobre o assunto, apesar de este ser um acontecimento natural, uma etapa no ciclo de vida, isto é, todas as pessoas morrem. Já o luto é uma reação emocional a uma perda significativa. É um processo natural e um modo de recuperação emocional face à perda, cujas manifestações físicas podem são várias: vazio no estômago, aperto no peito, falta de ar, distúrbios de sono, distúrbio alimentar, isolamento social, choro…
O professor João explicou-nos também que há várias fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação e aprendemos que devemos ter muito cuidado com as palavras no momento da perda de um familiar por parte de alguém, sendo que muitas das vezes, estar em silêncio é o melhor a fazer.
Ficamos a saber como ajudar o enlutado: ser um bom ouvinte; estar presente; assistir e acompanhar na despedida; deixar a pessoa expressar a sua dor; não minimizar perda; relembrar momentos e não evitar o assunto. Não é possível prever o tempo e a intensidade do luto, mas dificilmente o processo ocorre num período inferior a um ano. Os sinais de término do luto são: recordar a fala da pessoa falecida sem dor e sem tristeza; a reorganização da vida; a adaptação a novos papéis e a consciência da finitude.
Descobrimos que o luto não se faz só com as pessoas que morrem, mas também pode acontecer com pessoas vivas, em diversas situações, em amizades, namoro e também nos divórcios. Há sempre dificuldades em lidar com a perda de alguém e muitos lutos não são resolvidos facilmente. A consciência da finitude é fundamental para se viver plenamente e para ser dar mais valor à vida.

Os alunos: Ana Cláudia Pereira, Ana Luísa Macedo, António Sousa, Bianca Ferreira, Cândida Silva, Carlos Cunha, Dércio Silva, Dulce Cunha, Fernando Silva, Ana Isabel, Flávio Silva, Sara Cardoso, João Fernandes, Vítor Silva, José Mendes, Sandra Maia, Mara Gonçalves, Michael Silva e Paulo Guimarães