segunda-feira, 26 de maio de 2014

Eco-Escola - Maios

       Neste ano, durante o mês de maio, 2014, a escola de Briteiros S. Salvador promoveu neste estabelecimento uma exposição de maios, na vertente Eco-Escola, o que já é habitual neste estabelecimento realizar-se sempre uma iniciativa do género nesta época. A iniciativa foi lançada e mobilizada pela escola, professores e educadoras, a qual envolveu a participação de bastantes alunos e suas respetivas famílias, num total de 40 maios decorados. Os trabalhos foram elaborados a partir de resíduos sólidos, como embalagens de plástico, cartão e tecidos, botões, rolhas, papel de jornal e revista, rolos de papel e variadíssimos outros materiais.

       Todas os maios estão adornadas com materiais recuperados e/ou reaproveitados, uma forma prática de aplicar a Política dos 4 R’s – Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar. Deste modo, pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar e as famílias para o consumo excessivo de adornos, bem como promover os conceitos de reutilização e recuperação de objetos fora de uso. Visa também alertar para os problemas ambientais e as suas possíveis soluções, incentivando-os a serem participantes ativos na preservação do ambiente.

       O tempo é de dificuldades, e por isso é essencial a educação para reduzir o consumo, aliado à partilha e valorização à criatividade de cada criança e respetiva família desta comunidade escolar.

       A exposição estará presente e aberta à comunidade local até ao fim do ano, incluindo o período de avaliação e reunião de encarregados de educação.

EB1/JI de Briteiros S. Salvador