quarta-feira, 7 de maio de 2014

Visita de estudo do 8º ano

       No dia 6 de maio os alunos do 8º ano de escolaridade das turmas acompanhados pelos professores: Ana Cristina Pereira, Anabela Gonçalves, Celeste Semanas, Belmira Batista, José Marinho, Raquel Pregueiro. Conceição Gonçalves, Carla Abreu e Cláudia Azambuja.
       Começamos a visita de estudo no oceanário do Porto, Sea Life onde pudemos enriquecer os nossos conhecimentos acerca da vida no mar. Aprendemos muito sobre os “Tubarão-de-Pontas-Negras. Temos 8 tubarões-pontas-negras no SEA LIFE Porto! Uns mais pequenos, outros maiores, uns mais tímidos outros mais terroristas, uns mais magrinhos outros mais comilões. Curioso: não pode parar de nadar senão … afunda-se. Porquê? Como a maioria dos tubarões, quando parado, não consegue bombear a água para as brânquias, de modo a respirar. Necessita, portanto, de forçar a entrada da água pela boca, para que passe pelas brânquias e saia pelas fendas branquiais. E consegue-o nadando incessantemente. Por outro lado, a ausência de bexiga-natatória (uma espécie de “bóia” interna), um órgão hidrostático existente noutros animais, dificulta a sua flutuação. Estas duas características são as responsáveis pela maioria dos tubarões nadar incessantemente, pois, se por algum motivo pararem, afundam e/ou morrem por asfixia. Vimos ainda a tartaruga Mariza, a Tartaruga-verde. Esta fantástica tartaruga-verde viajou desde as Ilhas Caimão para uma digressão que teve início em Weymouth, no Reino Unido. Entretanto também já passou por Benalmádena, Espanha, e acaba de chegar a Portugal. As Tartarugas Loggerhead, uma das espécies mais antigas e emblemáticas da espécie, estão seriamente ameaçadas de extinção.!”
       No turno da tarde fomos ao Instituto da Juventude, em Braga assistir à peça de teatro “ Falar verdade a mentir”, de Almeida Garrett. “Em “Falar Verdade a Mentir”, Almeida Garrett põe em cena os próprios dispositivos teatrais. José Félix, o criado particular de um General, tudo fará para tornar credíveis as mentiras de Duarte, pretendente de Amália, ama de Joaquina. O motivo: desse casamento depende o seu casamento com Joaquina, que por acaso até tem um dote. Brás Ferreira, pai de Amália, preparado para apanhar Duarte numa das suas muitas mentiras e cancelar o casamento, é o espectador por excelência da peça encenada e corporizada por José Félix. Quanto a Duarte, acaba por ficar convencido de que não diz senão verdades. Os exageros românticos, o fluir constante das mentiras de Duarte e a comicidade das personagens interpretadas por José Félix, adquirem vida numa encenação que se inspirou na vivacidade da valsa, a dança romântica cujo ritmo acompanha o compasso do nosso espanto perante esta delirante comédia de enganos.”
       A visita foi muito interessante e educativa, dando aos alunos a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos e permitindo, também, um convívio saudável entre todos.

Os Professores: Ana Cristina Pereira, 
Anabela Gonçalves, Celeste Semanas, 
Belmira Batista, José Marinho, 
Raquel Pregueiro. Conceição Gonçalves, 
Carla Abreu e Cláudia Azambuja