quarta-feira, 7 de maio de 2014

Visita de estudo do 6º ano

       No dia 6 de maio os alunos do 6º ano de escolaridade das turmas A, B, C, D e E, acompanhados pelos professores: Isabel Alves, Mafalda Bourbon, Isabel Jantarada, Rosa Oliveira, Luís Lopes, Conceição Ferreira, Ana Machado, Maria do Céu Penso, José Manuel Costa, José Sousa, realizaram uma visita de estudo a Braga.
De manhã assistiram a uma peça de teatro, encenada pelo grupo Actus, “O jardim do Rapaz de Bronze”, no Instituto da Juventude em Braga.: “No Jardim do Rapaz de Bronze nasce um dia um Gladíolo que gosta de festas. Indignado por não ser colhido pela Dona da casa para a festa das pessoas, o Gladíolo decide organizar a sua própria festa. Para isso, terá de pedir autorização ao Rapaz de Bronze, o rei do jardim. Irá o Rapaz de Bronze conceder ao Gladíolo o privilégio de organizar uma festa? Quem irá fazer parte da Comissão Organizadora? E o que colocar nas jarras, se as flores estarão todas a dançar?”
Esta peça do grupo de teatro Actus  levou-nos a um lugar de sonho, um lugar mágico concebido por uma das maiores autoras portuguesas: o lugar de Sophia, o seu jardim de palavras e de aromas, de risos e de estrelas, onde a alegria do ser humano se vem impor à futilidade e às aparências.
      Durante a tarde visitamos o Museu dos Biscainhos, em Braga. Apresentamos aqui um pouco da sua história: “A 25 de Março de 1963, com a aquisição do magnífico Palácio dos Biscainhos, em Braga, ao 3.º visconde de Paço de Nespereira Dr. Gaspar Lobo Machado do Amaral Cardoso de Meneses com o propósito de albergar o museu. Após as obras de recuperação, o Cónego Arlindo Ribeiro da Cunha, membro do corpo administrativo da Junta, desenvolveu uma dinâmica de sensibilização da comunidade visando a canalização das primeiras colecções para a formação do acervo do futuro Museu. Desde 17 de Março de 1987 o Museu dos Biscainhos passou a ser tutelado pela Administração Central, no conjunto dos museus nacionais, estando afecto ao Instituto dos Museus e da Conservação IP.”
       Os alunos tiveram oportunidade de viver diferentes experiências de vida, socializar e enriquecer o seu capital cultural.

Os Professores acompanhantes:
 Isabel Alves, Mafalda Bourbon, 
Isabel Jantarada, Rosa Oliveira, 
Luís Lopes, Conceição Ferreira, 
 Ana Machado, Mª do Céu Penso, 
José Manuel Costa, José Sousa