21 de março- Dia da Árvore
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore fomos convidados pela Escola Segura (GNR) e um conjunto de outras entidades concelhias, nomeadamente Vimágua, Laboratório da Paisagem, Resinorte, Unidade de Saúde das Taipas e algumas Juntas de Freguesia, a participar numa caminhada à citânia durante toda a manhã do dia 21 de março.
Preparámo-nos então a preceito, com a nossa alegria e boa disposição e com as t-shirts oferecidas pela Resinorte, levámos água e bolachas e calçado confortável, que a caminhada seria longa…Levámos também uma boa quantidade de bolas de argila com sementes, que havíamos preparado no nosso workshop, para fazermos alguma reflorestação pelo caminho.
Juntámo-nos às 9h00 junto à igreja de Briteiros e aí vieram ter connosco outras escolas do concelho. Éramos às centenas!...O nosso grupo era constituído pelas turmas do 5º e 6º ano, os ecodelegados de todas as turmas e ainda os alunos dos clubes Eco-Escolas e Prosep, todos acompanhados pelos seus professores.
Embora com um tempo um pouco cinzento de início, tivemos mais tarde direito a um sol amigo e aconchegante, que nos acompanhou até ao fim da manhã.
Lá fomos, guiados por elementos da guarda florestal, adiantando caminho e recebendo informação e sensibilização sobre água, floresta, moinhos, que elementos das várias entidades envolvidas, colocados em pontos estratégicos, nos iam fornecendo em cada paragem que fazíamos.
Subimos todo o complexo de ruínas de moinhos do rio Febras, até chegarmos a Portuguediz, local igualmente aprazível, com a sua ponte, cascatinha, moinhos e velharias da casa da simpática senhora que ali mora. Depois, seguimos caminho em direção à citânia de Briteiros, lá no alto à nossa espera. Fomos recebidos pelo responsável do Museu de Cultura Castreja, Dr Gonçalo Cruz, que, para além de nos dar as boas-vindas, igualmente saudou e encaminhou o Sr Presidente da Câmara, que nos veio visitar. Em seguida foram os bombeiros que nos receberam, tendo no final da nossa passagem pela citânia proporcionado a todos os alunos uma subida ao carro dos bombeiros, com direito a visita guiada. Foi uma diversão!
A Imprensa estava presente e a professora Isabel Fonseca, coordenadora do Eco-Escolas, deu uma entrevista à rádio Santiago.
Para terminar a nossa proveitosa manhã de aprendizagem ambiental, saúde e exercício físico, lá viemos de novo em caminhada fazendo a viagem de regresso, desta vez pelo caminho mais curto - a estrada- mas devidamente escoltados pelos carros da GNR.
Suados, estafados… mas felizes!
Equipa do projeto Eco-Escolas