sexta-feira, 31 de março de 2017



Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a água.
Os alunos de terceiro ciclo não deixaram passar em claro esta importante data, até porque é um tema abordado nas aulas de Geografia.
Assim, nas aulas de Geografia, estudaram o ciclo da água, analisaram a Carta Europeia da Água e elaboraram mensagens em forma de gota de água.
O resultado final foi a criação de um painel informativo, na entrada da escola, para alertar toda a comunidade educativa para importância deste recurso vital para o homem e para o ambiente.

Professora, Susana Lobo









Finais escolares dos campeonatos Supertmatik

       Já terminaram as competições nas diversas modalidades deste concurso!

Parabéns a todos pelo empenho, especialmente aos vencedores! 
Agora é treinar muito e esperar pelas finais!




quarta-feira, 29 de março de 2017

                                                                    CONVITE
A turma EFA B3 convida a comunidade escolar para a Palestra "A investigação arqueológica na Citânia de Briteiros" pelas 19.30 do dia 31 de março na Escola E B 2,3 de Briteiros.



terça-feira, 28 de março de 2017

                                        Orçamento Participativo das Escolas

Decorreu, no dia 24 de março, a votação das propostas para o orçamento participativo, apresentadas pelas turmas de 2º e 3º ciclo, em assembleia de escola. Os alunos, depois de apreciadas as diferentes propostas, procederam à votação e escolheram a proposta de Criação de uma Sala de Cinema que venceu com 48 votos.



segunda-feira, 27 de março de 2017

21 de março- Dia da Árvore

    No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore fomos convidados pela Escola Segura (GNR) e um conjunto de outras entidades concelhias, nomeadamente Vimágua, Laboratório da Paisagem, Resinorte, Unidade de Saúde das Taipas e algumas Juntas de Freguesia, a participar numa caminhada à citânia durante toda a manhã do dia 21 de março.
   Preparámo-nos então a preceito, com a nossa alegria e boa disposição e com as t-shirts oferecidas pela Resinorte, levámos água e bolachas e calçado confortável, que a caminhada seria longa…Levámos também uma boa quantidade de bolas de argila com sementes, que havíamos preparado no nosso workshop, para fazermos alguma reflorestação pelo caminho.
   Juntámo-nos às 9h00 junto à igreja de Briteiros e aí vieram ter connosco outras escolas do concelho. Éramos às centenas!...O nosso grupo era constituído pelas  turmas do 5º e 6º ano, os ecodelegados de todas as turmas e ainda os alunos dos clubes Eco-Escolas e Prosep, todos acompanhados pelos seus professores.
   Embora com um tempo um pouco cinzento de início, tivemos mais tarde direito a um sol amigo e aconchegante, que nos acompanhou até ao fim da manhã.
    Lá fomos, guiados por elementos da guarda florestal, adiantando caminho e recebendo informação e sensibilização sobre água, floresta, moinhos, que elementos das várias entidades envolvidas, colocados em pontos estratégicos, nos iam fornecendo em cada paragem que fazíamos.
   Subimos todo o complexo de ruínas de moinhos do rio Febras, até chegarmos a Portuguediz, local igualmente aprazível, com a sua ponte, cascatinha, moinhos e velharias da casa da simpática senhora que ali mora. Depois, seguimos caminho em direção à citânia de Briteiros, lá no alto à nossa espera. Fomos recebidos pelo responsável do Museu de Cultura Castreja, Dr Gonçalo Cruz, que, para além de nos dar as boas-vindas, igualmente saudou e encaminhou  o Sr Presidente da Câmara, que nos veio visitar. Em seguida foram os bombeiros que nos receberam, tendo no final da nossa passagem pela citânia proporcionado a todos os alunos uma subida ao carro dos bombeiros, com direito a visita guiada. Foi uma diversão!
   A Imprensa estava presente e a professora Isabel Fonseca, coordenadora do Eco-Escolas, deu uma entrevista à rádio Santiago.
   Para terminar a nossa proveitosa manhã de aprendizagem ambiental, saúde e exercício físico, lá viemos de novo em caminhada fazendo a viagem de regresso, desta vez pelo caminho mais curto - a estrada-  mas devidamente escoltados pelos carros da GNR.
   Suados, estafados… mas felizes!               


                                                                           Equipa do projeto Eco-Escolas













                    APELO SENSIBILIZAÇÃO RESÍDUOS
As coordenadoras do projeto Eco-Escolas gostariam de relembrar a todos os alunos/docentes/não docentes e encarregados de educação, para a importância da separação dos resíduos e para o seu encaminhamento correto, por forma a diminuir as quantidades destes resíduos depositados em aterros.
Assim, toda a comunidade escolar deve proceder:

·         À separação de resíduos (nos ecopontos que se encontram espalhados por alguns lugares da escola)





                 Relembramos que realizamos ainda a recolha de:
*Tampinhas de plástico (que podem ser colocadas no contentor de tampinhas, em frente ao bar):






*Óleo alimentar usado (que pode ser colocado no oleão, junto dos ecopontos do recreio):





*REEs: resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (que podem ser colocados no depositrão, junto da entrada principal, do lado esquerdo);
*Baterias e pilhas usadas (a colocar também no depositrão):





 *Papel usado (que pode ser entregue na receção, se o trouxeres de casa, ou então nos caixotes próprios que se encontram nas salas de aula)





                   Colabora! Um pequeno gesto pode fazer uma grande diferença!




                                                     Equipa do projeto Eco-Escolas




Postal Primavera do J.I. Souto Santa Maria


domingo, 26 de março de 2017



Sessão de Sensibilização sobre Violência no Namoro
8 de março

        O SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) do Agrupamento em colaboração com a equipa do Projeto MMS (Mais e Melhor Saúde), organizaram no dia 8 de março, duas Sessões de Sensibilização sobre Violência no Namoro dirigidas a todos os alunos do 9.º ano (regular) e do Curso Vocacional, atendendo à seguinte distribuição:

         A dinamização das sessões, com a duração de 50 minutos, foi assegurada pelo Núcleo Escola Segura da Guarda Nacional Republicana – Destacamento de Guimarães, representado pelo Cabo Jorge Mendes. Nos restantes 20 minutos do bloco horário destinado à sessão, foi realizado um exercício de reflexão, em pequeno grupo ou em pares, no qual os alunos presentes registaram mensagens a serem afixadas no Mural “Diz não à Violência no Namoro”*, com a finalidade de refletir sobre as temáticas em análise e aumentar o potencial de disseminação da informação pelos restantes alunos da Comunidade Educativa. O Mural com as respetivas mensagens foi colocado em exposição no átrio de entrada da escola.
       Com o objetivo de desenvolver competências que possibilitem. (i) um melhor identificar de diferentes formas de violência que podem estar presentes nas relações a dois; e de (ii) refletir sobre as possibilidades de ação perante uma situação de violência no namoro, considerámos que esta atividade decorreu de forma bastante positiva e com um bom nível de envolvimento e participação por parte dos alunos.

* O Mural foi construído no decurso das aulas de Educação Visual, com a preciosa colaboração da Professora Celeste Semanas e dos alunos.









Sessões de Sensibilização sobre Saúde Mental - “Feliz Mente”

de 14 a 16 de março  


A convite da Equipa do Projeto MMS (Mais e Melhor Saúde), o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) do Agrupamento dinamizou 5 sessões de sensibilização sobre Saúde Mental na Adolescência, destinadas aos alunos do 9.º ano de escolaridade (regular) e do Curso Vocacional, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a temática, assim como dotar os alunos de competências para lidar com esta realidade. Esta sessão, que o SPO denominou de “Feliz Mente””, foi realizada entre os dias 14 e 16 de março.No decurso das sessões foram abordadas temáticas que se prendem com o enquadramento das questões de saúde e de saúde mental, desmistificação de mitos e análise de questões que envolvem estigma e discriminação social associados à temática, identificação e reflexão em torno das principais perturbações mentais que ocorrem na etapa desenvolvimental da adolescência e formas de prevenção e ação perante sinais de desregulação detetados.





                        Comemoração do Dia de São Valentim – Semana dos Afetos
Semana de 13 a 17 de fevereiro
( 2º, 3º e VOC )
A equipa do Projeto MMS (Mais e Melhor Saúde) em colaboração com o Grupo disciplinar de Ed. Visual, em particular professora Celeste Semanas, da professora de Ed. Musical, Isabel Jantarada, a Biblioteca Escolar, em particular o contributo da dona Ana e Professoras de Português, Inglês e Francês do Agrupamento, organizaram algumas atividades para a comemoração do Dia de São Valentim – Semana dos Afetos, durante a semana de 13 a 17 de fevereiro.
De uma forma geral, pretendeu-se com estas atividades dotar os alunos de informações sobre afetos, lendas e tradições relacionadas com o dia dos namorados e promover a educação para os afetos.
Com vista à consecução destes objetivos foram levadas a cabo a seguintes atividades:
  • Preparação de material de sensibilização e informação, com informação colocada em Placards;
  • Exposições alusivas ao tema;
  • Montagem da estrutura para a Árvore dos Afetos;
  • Preparação de Corações de Viana em Cartolinas, entregues aos Professores de Línguas, para fazem com os alunos mensagens de afetos em várias línguas e depois as colocarem na Árvore, construindo-se assim, a Árvore dos Afetos;
  • Exposição de trabalhos com o tema dos lenços dos namorados.
  • Interpretação dos alunos do 2º ciclo, em Karaoke, a canção: "Anda comigo ver os aviões" dos Azeitona.
  • Lenda das Cantarinhas;
  • Exposições e Montagens diversas realizadas pela professora Celeste Semanas.




terça-feira, 14 de março de 2017

Campanha "Miúdos a Votos"

       Mais trabalhos de promoção da leitura feitos pelos nossos alunos no âmbito da campanha "Miúdos a Votos".
        O vídeo do Gustavo Pereira, do 9º A, sobre o livro "Se eu ficar", de Gayle Forman, publicado na página do facebook da Visão Júnior, e o vídeo de alunos do 6º A, a promover o livro "Ulisses", adaptação de Maria Alberta Menéres (ainda a aguardar publicação).
      
 Parabéns a todos!
Biblioteca escolar

sexta-feira, 10 de março de 2017



                                Semana da Leitura, a EB1/JI de Souto Santa Maria 

Integrada na Semana da Leitura, a EB1/JI de Souto Santa Maria receberam a visita da escritora vimaranense Paula Oliveira, que nos apresentou o seu livro "Histórias sem Eira nem Beira". Desta obra, a autora leu às crianças "O Coelho" e "O Mundo de Pernas para o Ar", favorecendo-lhe momentos de grande satisfação e entusiasmo. Também se realizou uma sessão de autógrafos, relativamente aos livros adquiridos. 









Semana da Leitura JI Souto Santa Maria









                            Semana da Leitura no JI de Souto Santa Maria 


No âmbito da Semana da Leitura, o JI de Souto Santa Maria associou-se às comemorações dos 150 de nascimento de Raul Brandão. Eis alguns dos trabalhos realizados e os Brandinhos que daí resultaram.







Mais "Brandinhos" em Briteiros

        Na sexta-feira foi dia de tirar fotos aos "Brandinhos" do 5º A  e do 6º A.
E que lindos ficaram!



Biblioteca escolar

As "Brandinhas" do 5º B

       As alunas do 5.º B e a professora Conceição Ferreira também se quiseram associar à comemorações do aniversário de Raul Brandão. E que bem que ficaram!