quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro de 2014

Sabor, cor e vitaminas!
No dia 16 de outubro de 2014, na EB1/JI de Fafião, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação permitiu articular a atividade realizada com os objetivos do Projeto “Mais e Melhor Saúde”.
A comemoração iniciou-se com a apresentação de uma história sobre o tema da alimentação saudável, pela professora responsável pela Hora do Conto. A história tinha como personagem principal um menino (Sid), que integra uma série televisiva de animação bem conhecida das crianças e que despertou imediatamente o seu interesse e curiosidade para a mensagem a transmitir.
Após este momento, realizou-se um diálogo com os alunos que permitiu a exploração oral da história e a revisão e aprofundamento dos conhecimentos sobre os princípios basilares de uma alimentação equilibrada.
Numa segunda etapa, foi proposto aos alunos que, em grupo, elaborassem três ementas saudáveis compostas por sopa, prato principal e sobremesa. Para tal, tiveram de ponderar sobre a seleção dos ingredientes a incluir, fundamentando as suas escolhas nas recomendações da Roda dos Alimentos. Quando os grupos concluíram esta tarefa apresentaram as suas ementas aos restantes colegas e foi incentivada a discussão sobre as opções tomadas, dando-se algumas sugestões de melhoria.
Para assinalar esta comemoração as crianças ainda elaboraram uma salada de fruta variada, conseguida a partir dos frutos oferecidos pelos pais. Foi com muito agrado que a saborearam, logo que terminada.
EB1/JI DE FAFIÃO



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O açúcar escondido

       No dia 19 de novembro, inserido no “Projeto Mais e Melhor Saúde”, foram à EB1/JI de Donim, as enfermeiras do Centro de Saúde das Taipas, para alertarem os alunos sobre o açúcar contido nos alimentos que se consomem.
       Ficaram a saber que grande parte dos alimentos que existem à venda, contêm grandes quantidades de açúcar, nomeadamente o pão de forma, os refrigerantes, as gomas, ou seja, qualquer pessoa que os ingira está a consumir açúcar sem imaginar quanto!
        Transmitiram-lhes ainda que uma grande oferta de alimentos, como cereais, barrinhas, croissants, bolachas, etc., que se usam como lanches, contêm também enormes quantidades de açúcar. O seu consumo em excesso pode dar origem a várias doenças como a diabetes, obesidade…
 Sabem bem mas provocam problemas que afetarão a qualidade de vida de qualquer um!
        As crianças ouviram muitos conselhos sobre nutrição. Obtiveram saberes importantes e puderam fazer questões sobre o tema ficando mais motivados para ter uma vida saudável e ensinarem até à família. 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Prevenção das Aproximações Abusivas - Educação Sexual

No dia 17 de novembro de 2014 recebemos na nossa escola, mais uma vez, a equipa de saúde escolar Sol Invictus, do Centro de Saúde das Taipas, para dar continuidade ao tema "Prevenção das Aproximações Abusivas", cuja abordagem foi iniciada no ano letivo anterior, inserida no âmbito da Educação Sexual.
            A sessão iniciou-se com a organização dos alunos, em grupos, para responderem a um questionário preparado previamente pela equipa. De seguida, foram discutidas as diferentes respostas e explicitadas as situações a que se reportavam as questões, alertando para os cuidados e comportamentos preventivos a adotar no âmbito da temática. Ainda para consolidar as aprendizagens e reforçar a mensagem a transmitir às crianças, a equipa apresentou também duas atividades lúdicas e pedagógicas: a história "Kiko e a mão" e o "Jogo do Poço".

            As crianças participaram continuamente na sessão e demonstraram ter ficado mais atentas para situações de aproximações abusivas revelando, nas atividades exploradas, terem adquirido conhecimentos sobre as formas de atuação face a tais situações.



E.B. 1 Fafião

Sessão sobre "O bullying na minha escola"

No dia 17 de novembro, pelas 9 horas e 45 minutos, realizou-se na sala do aluno uma sessão sobre bullying. Esta sessão foi organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, pela Direção da escola e pela coordenadora do Projeto Mais e Melhor Saúde. A nossa turma, Curso Vocacional II, foi assistir.
Nesta sessão aprendemos que as pessoas que praticam bullying são os agressores e procuram vítimas, mas também existem as testemunhas.
O Bullying acontece muitas vezes na escola, não em frente de adultos, mas nos corredores, casas de banho, espaços exteriores, etc.
Também existe o ciberbullying, que é a violência virtual, anónima, usando muitas vezes as redes sociais como o faceboook, telemóveis, chamadas anónimas, etc.
Os agressores pensam que são os maiores e mais fortes, mas na verdade são uns cobardes e só se metem com quem acham que é mais fraco.
As vítimas de bullying vivem muito tristes, pensam que ninguém gosta deles, que ninguém os pode ajudar, pensando por vezes em cometer o suicídio, pensando que é a única salvação.
Como nestas agressões além do agressor e da vítima, existem normalmente testemunhas, quando vemos alguém a ser agredido física ou psicologicamente devemos denunciar aos Professores, à Direção ou à Policia. O agressor pode mesmo ir para uma casa de correção, pois como é menor ainda não pode ser preso. Na casa de correção não há PC, Playstation, Xbox, nada, apenas a visita dos pais de três em três meses.
Deve acabar-se com o bullying, pois é uma cobardia e chega de violência, não interessa se o jovem é gordo ou magro, alto ou baixo, usa óculos ou não, somos todos iguais.
No final da sessão a senhora mostrou-nos uma folha branca, amarrotou-a e depois, mesmo tentando pô-la lisa, ficaram as marcas. Isto é o que acontece às vítimas, mesmo com ajuda dos pais, dos amigos, dos psicólogos, as marcas do Bullying ficam para toda a vida.

Os alunos do Curso Vocacional II




quinta-feira, 13 de novembro de 2014

“Escola Segura”

       A “Escola Segura” visitou a EB1/JI de Donim, para realizarem uma ação de sensibilização rodoviária e bullying na comunidade escolar.
        Diz o ditado que “de pequenino é que se torce o pepino”. Para fazer jus à sabedoria popular, a equipa da “Escola Segura” da Guarda Nacional Republicana das Taipas, explicou e deu conselhos importantes sobre a educação rodoviária e também sobre o bullying.
       A ação decorreu na biblioteca e os agentes ajudaram a identificar e compreender comportamentos associados ao bullying, estratégias que podem ser utilizadas pelas vítimas ou adotadas por grupos. 
No final, deu para reter a mensagem: “Não é preciso humilhar os outros para haver diversão”.
      Foram ainda dadas a conhecer normas importantíssimas sobre como caminhar, medidas a adotar quando se anda de carro, ficando os alunos muito sensibilizados para o tema.
Foi uma visita muito proveitosa e para repetir.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O S. Martinho na EB1/JI de Donim

       O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de novembro. Nesse dia, é costume assarem-se castanhas e a tradição manda que se faça uma fogueira para saltar e que proporcione um bom convívio. A EB1/JI de Donim teima em cumprir a tradição e, na tarde de 11 de novembro, realizou o seu magusto, contando com a colaboração dos pais, que ofereceram as castanhas, e dos alunos com a sua habitual alegria e entusiasmo.
O recreio da escola foi o local escolhido e juntos partilharam contentamento e brincadeiras. O tempo não esteve muito bom mas, pelo menos, não choveu e ainda apareceu o sol a fazer lembrar o verão de S. Martinho.
       A festa fez-se com a tradicional caruma para assar as castanhas e uns bons saltos à fogueira. Como também manda a tradição, as caras foram enfarruscadas. 
       Foi um dia muito divertido.


Escola Básica de Briteiros e RESINORTE: Juntos pela mesma causa!

       O Conselho Eco-Escolas da Escola Básica de Briteiros estabeleceu parceria com a RESINORTE, entidade responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Norte Central, para o desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental, promovendo a separação multimaterial e o incentivo da população em geral e escolar para a correta separação e valorização dos resíduos sólidos urbanos. Entra as várias ações propostas pela RESINORTE foram selecionadas as seguintes: 
Eco-aulas: que visam alertar os mais jovens para a problemática dos resíduos sólidos urbanos, ao mesmo tempo que se pretende evidenciar a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os materiais presentes nos mesmos; 
Resíduos a Peso: Concurso interescolar que tem como objetivo incentivar e despertar nos jovens e nas suas famílias o interesse pela separação e valorização dos resíduos urbanos, através de uma maior utilização do ecoponto azul. 
Eco-Natal – Postais de Natal: Desafiar os jovens a criar postais de Boas Festas para uma posterior utilização, pela RESINORTE, na quadra natalícia.
Galardão “EscoIa Verde RESINORTE”: Implementação e monitorização do processo de separação e valorização de resíduos na escola.  
Os alunos das turmas dos 7º e 8º anos, no âmbito da disciplina de Educação Visual, já usufruíram das eco-aulas e após a sensibilização, descrita acima, tiveram o privilégio de aprenderem a produzir papel reciclado. No final da aula receberam uma lembrança e um panfleto informativo sobre a temática, para esclarecimento das suas famílias.
       É com grande satisfação que diariamente a escola faz a separação do papel e cartão usados e que tem vindo a receber os que são separados pelos alunos, professores, funcionários e respetivas famílias em suas casas. Ainda esta semana será feita a primeira recolha pela RESINORTE, pelo que agradecemos a todos os colaboraram nesta iniciativa.
Conselho Eco-Escolas





segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dia Internacional das Eco-Escolas

       No dia 7 de Novembro celebrou-se, em mais de 50 países, o primeiro Dia Internacional das Eco-Escolas/World Days of Action (WDA). Os WDA são celebrados duas vezes no ano e visam dar visibilidade internacional ao trabalho que diariamente as Eco-Escolas fazem em prol da comunidade. Este ano, a associação Bandeira Azul (ABAE), dinamizadora do programa Eco-Escolas e dos WDA, aderiu às duas datas: 3 a 7 de novembro de 2014  (data de referência 7 de novembro) e 20 a 24 de abril de 2015  (data de referência 22 de abril - Dia da Terra). Sendo a Escola Básica de Briteiros uma Eco-Escola não poderia deixar de se juntar às mais de 1500 Eco-Escolas inscritas e assinalar esta data. Foi com bastante alegria e entusiasmo que alunos, professores e funcionários se juntaram à professora de música e aos seus alunos para numa só voz cantarem o hino do Eco-Escolas (pela primeira vez divulgado) e deram início ao primeiro WDA. Ao longo do dia foram visualizados vários vídeos de sensibilização para a necessidade de uma contribuição ativa para a construção de um mundo melhor e os mesmos foram, também, partilhados com toda a comunidade, na página do Facebook do Agrupamento (https://www.facebook.com/AEBriteiro).




terça-feira, 4 de novembro de 2014

Visita da Escritora Manuela Mota Ribeiro

        No dia 3 de dezembro a escritora Manuela Mota Ribeiro visitou a escola EB1/JI de Briteiros S. Salvador, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Diferença. Estiveram também presentes alunos e professores das escolas de Donim, Stª Maria e Serrado.
       Esta atividade iniciou com a autora a contar o seu percurso profissional, incluindo as suas obras ao longo do tempo, justificando a conceção e o significado de cada uma delas. A escritora trouxe outras obras da sua autoria e as respetivas personagens construídas em diversos materiais, que embelezaram o cenário e painel da obra trabalhada na escola “Edmar, o passarinho albino”. A escritora e os alunos entoaram canções relacionadas com os temas de algumas obras.
       A comunicação fácil e cativante da escritora fez com que todos os alunos estivessem com muita atenção e entusiasmo.
      Finalmente a escritora autografou os livros adquiridos pelos alunos. 

EB1/JI de Briteiros S. Salvador











segunda-feira, 3 de novembro de 2014

HALLOWEEN - Concurso de abóboras (pumpkin contest)

       
       Para melhor assinalar a tradição “halloweenesca” de decoração de abóboras, celebrada no Reino Unido e propagada às nossas tradições, as professoras de Inglês dinamizaram um concurso de abóboras, destinado aos alunos de 5º, 6º e 7º anos.
       O concurso decorreu entre os dias 30 e 31 de outubro e os alunos concorreram individualmente, sendo as respetivas abóboras colocadas no átrio da escola.

       Foram premiadas as abóboras dos seguintes alunos:

1º prémio (exaequo):
Abóbora nº 3: Bruno Marques, 5º B e Abóbora nº 17: Ana Margarida Vaz, 5ºC 

2º prémio:
Abóbora nº 18: Helder Costa, 6º B

3º prémio:
Abóbora nº 16: Clara Alexandra Gomes, 6º C

       Para além da entrega dos respetivos prémios, bem como de diplomas, aos três premiados, as professoras brindaram também todos os outros alunos com um diploma de participação e um saquinho de guloseimas, os tão apreciados doces (“treat”) da tradição “Trick or Treat?”.
       Esta atividade foi realizada com entusiasmo pelos alunos, quer pelo reviver da tradição de Halloween, quer pela reutilização de materiais.

       As professoras de Inglês agradecem a colaboração de todos.