terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Deslocação das crianças de EB da Igreja, Briteiros, a Rio Tinto para ver "A Fábrica de Chocolate"


EB de Igreja. Dia 11 de dezembro...os autocarros já nos aguardam e o entusiasmo é grande. Vamos ver "A Fábrica de Chocolate" a Rio Tinto. Após uma viagem animada lá chegamos. Enquanto aguardávamos a nossa vez de entrar no amplo espaço ali montado para o efeito íamos observando os aviões que se aproximavam do aeroporto que ficava ali perto, ou levantavam. Por fim a chamada, a entrada no espaço do sonho...e a magia que acontece. Olhos reluzentes emoldurados por sorrisos e abraçados por palmas de entusiasmo responderam à música e fantasia. De seguida, um almoço animado no espaço do Parque Nascente. Um dia diferente e alegre, mais uma vivência do Natal.













Com alguns trabalhos alusivos ao Natal, feitos com reutilização de materiais, o ecoclube do projeto Eco-escolas vem desejar a todos um santo e feliz Natal.

 Respeitemos a Natureza, sempre!

Ecoclube de Briteiros.








terça-feira, 11 de dezembro de 2018


CERIMÓNIA DO HASTEAR DE BANDEIRAS CELEBRA PRIORIDADES EDUCATIVAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRITEIROS


Comemorou-se a 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O Agrupamento de Escolas de Briteiros dinamizou, entre os dias 3 e 7, um conjunto de atividades nas várias escolas do seu território educativo, inseridas na iniciativa “Semana da Inclusão”, promovida pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
Nas salas de aula dos diferentes níveis de ensino foram introduzidas atividades de sensibilização, reflexão e consciencialização em torno da temática e princípios inerentes à Inclusão Educativa. Elevando-se esta como um dever e um direito de todos e para todos, foram hasteadas nas escolas do agrupamento Bandeiras da Inclusão, criadas pelos alunos e professores, simbolizando um dos princípios educativos centrais do Agrupamento de Escolas de Briteiros.
Na sede do agrupamento, foi hasteada a Bandeira da Inclusão no dia 7 de dezembro. O ato foi formalizado numa cerimónia que contou com momentos musicais e atuações artísticas dos alunos, na qual participou toda a comunidade educativa. Neste momento solene foi também hasteada a nona Bandeira Verde Eco-Escola atribuída ao agrupamento pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do trabalho desenvolvido no Projeto “Eco-Escolas” e a Bandeira/Selo Escola eTwinning, reconhecendo-se o envolvimento e a dedicação dos professores e alunos nos projetos desenvolvidos a nível nacional e europeu, sendo o Agrupamento de Escolas de Briteiros uma das cinco escolas do distrito de Braga galardoada com esta distinção.
A cerimónia do hastear destas bandeiras permitiu reunir toda a comunidade escolar dando-lhe a conhecer três dimensões prioritárias de intervenção do agrupamento: a educação inclusiva, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável; e a valorização da dimensão europeia da educação para  formar jovens conscientes dos seus direitos e deveres, prontos a intervir ativamente na sociedade.
















EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SEGUNDO DESAFIO-REFLEXÃO MENSAL
NOVEMBRO DE 2018

O desafio-reflexão lançado pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no mês de novembro, a todas as escolas do território educativo do agrupamento, teve como referência A PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM DE WILLIAM GLASSER (1925-2013).



Segundo o autor, aprendemos e assimilamos 10% quando lemos um conteúdo proposto e 20% quando ouvimos. Daqui se depreende a necessidade de repensar os métodos tradicionais de ensino, uma vez que estes não potenciam resultados positivos para o aluno. No entanto, quando observamos, conseguimos assimilar cerca de 30% da informação e quando vemos e ouvimos, 50%. Esta percentagem aumenta para 70% quando temos a possibilidade de debater os assuntos em aprendizagem. Por esta razão é fundamental que se estimule a discussão e o debate em torno de assuntos a trabalhar, despertando a curiosidade, o espírito critico e a motivação dos alunos. Por outro lado, ao experimentar, levando os alunos a pôr as “mãos na massa” e a promover a interação da teoria com a prática, a aprendizagem é ainda mais eficaz e chega aos 80%! Mas o potencial de aprendizagem atinge o topo quando se evidencia a possibilidade de ensinar os outros: 95%.
De forma sucinta, para que a aprendizagem seja efetiva, esta não se pode limitar a metodologias expositivas que apelem à memorização e ao papel passivo do aluno. Conciliar estratégias pedagógicas que envolvam os atos de ler, ver e ouvir é meio caminho andado para uma aprendizagem significativa. No entanto, esta apenas se expande quando os alunos têm a possibilidade de:
1.       Discutir, debater, perguntar e relatar vivências, motivando a reflexão, a transferência e a aplicabilidade dos conceitos trabalhados, assim como o pensamento critico e a participação;
2.       Fazer, praticar o que está a ser ensinado, escrever e demonstrar;
3.       Ensinar, explicar e resumir o que foi aprendido aos outros colegas, fomentando a partilha e a troca de informações.
Concluindo: Um ensino que se quer para TODOS implica DEBATER, FAZER E ENSINAR como verbos que devem ser conjugados na escola, dia-sim, dia-sim!

EB1/JI DE DONIM








EB1/JI DE BARCO







EB1/JI DE FAFIÃO




EB 2,3 DE BRITEIROS




























quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Clube de jogos de tabuleiro dinamiza jogo de xadrez com os alunos do 5º A