segunda-feira, 31 de março de 2014

EB1 de Souto S. Salvador ganhou Prémio de mérito



 A escola EB1 de Souto S. Salvador ganhou um prémio de mérito da Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola.

       Os alunos de Souto S. Salvador no dia 28 de março ficaram muito contentes ao saberem que ganharam um Prémio de Mérito da Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola com o tema Alfazemas plantar… sabonetes confecionar… agulhas a trabalhar… a aldeia vamos dinamizar.
No decorrer do mês de janeiro assomou a possibilidade dos alunos, da escola EB1 de Souto S. Salvador, procurarem inteirar-se sobre o que poderiam fazer com alguns espaços desocupados no recreio, uma vez que surgiu a 11ª edição do prémio Ilídio Pinho “Ciência na Escola” aliado ao tema “Ciência e tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais”.
Assim sendo, os alunos pensaram em produzir plantas aromáticas, destacando as alfazemas, e utilizá-las para colocarem em sacos confecionados, pelos próprios alunos, em tecido oferecido pelas confeções têxteis locais, para aromatizar armários.
Os alunos também pretendiam produzir sabonetes recorrendo ao aroma das alfazemas, a óleos utilizados num restaurante da localidade e azeite fora da validade oferecido por pequenas superfícies locais.
Eis que surge o tema “Alfazema plantar… sabonetes confecionar… agulhas a trabalhar … a aldeia vamos dinamizar.” e, o projeto avança… e é submetido à Fundação.
No dia 28 de março surgiu a notícia de que a escola foi conquistadora de um prémio de mérito oferecido pela Fundação Ilídio Pinho no valor de 300 euros.
Agora há que meter mãos à obra e fazer da nossa escola um elementar laboratório que produzirá plantas, sabonetes e sacos aromáticos que irão ser comercializados no comércio local.