segunda-feira, 24 de março de 2014

Semana da Leitura

       
Este ano a Semana da Leitura  decorreu de 17 a 21 de março e o tema foi a celebração dos 800 anos da língua portuguesa.
        Foi-nos proposto celebrar "a Língua Portuguesa na Semana da Leitura, redescobrindo a Biblioteca Escolar, lendo por prazer, lendo para aprender, em vários suportes, em todos os contextos e com toda a gente (...) Sugeriu-se "o envolvimento de saberes diversos na abordagem de temáticas transversais (Ciência, Comunicação, Arte, Cultura, Povos, Globalização, Saúde...) nas iniciativas ligadas à leitura, à escrita e à fala, em Língua Portuguesa"
       Dos vários motes sugeridos escolhemos para o agrupamento  O PORTUGUÊS NAS BOCAS DO MUNDO e fizemos uma planificação abordando as seguintes vertentes, de modo a envolver o maior número de disciplinas possível:
A língua portuguesa relacionada com a Geografia e com a História:  quais os países de língua oficial portuguesa, a sua localização, o seu relacionamento com os descobrimentos, colonização e emigração; quantos falantes de português há no mundo, os dados atuais da globalização da língua e as projeções de falantes para 2050; o potencial da língua como ferramenta de negócio e os dados da emigração...
Palestra para as turmas de 9ºano, pelo professor Amadeu Faria, sobre o tema " Somos Portugal, os portugueses e a sua língua".
Leituras em sala de aula, ao longo da semana, de contos ou poesias de países lusófonos de escolha dos professores de português de 3º ciclo.
O envolvimento da literatura com o ensino da matemática na atividade Histórias e poesias com matemática, que incluiu sessões de leitura em sala de aula de contos e poesias com temas matemáticos e o encontro das turmas de 5º ano com o escritor/colega do agrupamento Júlio Borges, a propósito do seu livro ” O país dos números”.
A comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral, 20 de março, parceria da biblioteca escolar com a equipa Mais e Melhor Saúde, com sessões de sensibilização para as turmas de  1º ciclo e pré-escolar e 5º ano, incluindo leituras na biblioteca, apresentação de diapositivos e jogos interativos elaborados nas aulas de TIC, no âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares). Sensibilização também nas aulas do curso vocacional e nas turmas de 9º ano, aulas de ciências.
Comemoração do Dia Mundial da Poesia, 21 de março, com a atividade Cada aula, um poema, com poesia em vários sotaques e ritmos.

       Durante a semana foram expostas poesias de autores consagrados, mas também da professora Cândida Passos e de alguns alunos.





Sem comentários: