Este ano letivo, o “Projeto
Mais e Melhor Saúde” considerou pertinente promover um conjunto de atividades,
em parceria com a Biblioteca Escolar, que visavam a promoção de reflexões e
debates entre os alunos, acerca da temática da Igualdade de Género. Para isso,
deu-se impulso à instituição de uma Semana para a Igualdade de Género.
Assim, entre os dias 10 e 17
de março, as professoras Ana Machado, Carla Abreu, Cláudia Azambuja e a
psicóloga estagiária, Flávia Fernandes-Costa realizaram, com alunos de
diferentes turmas e faixas etárias, jogos educativos de caráter lúdico e
debates sobre esta questão. Os objetivos destas sessões foram: promover a
reflexão sobre os estereótipos de género; promover a sensibilização dos alunos
para a promoção da Igualdade de Género e, principalmente integrar a dimensão de
género nas práticas educativas.
No contexto das atividades
realizadas, os alunos foram esclarecidos acerca do conceito de Igualdade de
Género, como sendo a equivalência social entre os dois géneros. Foi-lhes
explicado que o género tem por base representações (crenças, ideias e valores)
em torno do sexo biológico, ou seja, é o modo como as sociedades entendem as
pessoas do sexo masculino e as pessoas do sexo feminino.
Falar em Igualdade de
Género, presentemente, torna-se incontornável, ainda mais,
se nos detivermos no aspeto de que, a crescente participação das mulheres no
mercado de trabalho não foi acompanhada por um crescimento correspondente da
participação dos homens na vida familiar. Apenas um olhar mais atento na
situação e participação das mulheres e dos homens na sociedade atual nos
permite compreender a importância da adoção deste princípio e da sua discussão
na escola.
A coordenadora do
Projeto Mais e Melhor Saúde