quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Geografia-Esboços


Sendo a GEOGRAFIA a ciência que localiza, descreve e interpreta as paisagens terrestres e os fenómenos físicos e humanos que ai se desenrolam, nada melhor do que começar por estudar a paisagem que nos rodeia.
O resultado não podia ser melhor, o empenho dos alunos de 7º ano merece nota positiva, como provam os esboços que elaboraram sobre a área envolvente da escola!
                                                                                       Professora, Susana Lobo



                                                                             
                                                                                     Professora Susana Lobo

Dia da Floresta Autóctone

Comemorou-se, na nossa escola, no dia 23 de novembro o dia da floresta autóctone.
Os  alunos realizaram uma pesquisa sobre as espécies autóctones da região e do país. Posteriormente foi realizada uma exposição no átrio sobre as diversas espécies. Os expositores, para esta exposição, foram elaborados com reciclagem de madeira existente na escola.






Susana Lobo, prof. Geografia e Clube de Jornalismo

terça-feira, 29 de novembro de 2016

 
 
 
Feríado de 1 de dezembro
 
 
No dia 1 de dezembro, comemoramos a restauração da independência portuguesa em 1640.
 
 
 


                                               Inês, Maria e João- clube de Jornalismo

segunda-feira, 28 de novembro de 2016




 JI de Souto Santa Maria

“Tradições da Nossa Terra”    


No âmbito do Projeto Curricular de Grupo “Tradições da Nossa Terra”, o JI de Souto Santa Maria tem vindo a realizar múltiplas atividades, no sentido de promover no grupo um espírito de valorização e reconhecimento do património material e imaterial da sua freguesia. Destaque-se a confeção de doces tradicionais, confeção de pão artesanal e visita de estudo à avó da Leonor, que cozeu broa à moda antiga para todos poderem visualizar. Também efetuamos visitas pela freguesia e destacamos alguns elementos do património edificado da aldeia (pelourinho, prensa, tanque comunitário, …). Paralelamente, e em transversalidade, promoveram-se outras tradições, nomeadamente o S. Marinho com os costumes e tradições que lhes estão associados.










                                                 Lígia Monteiro

domingo, 27 de novembro de 2016


Dia Mundial do Não Fumador - 17 de novembro

   A fim de comemorar o dia Mundial do Não fumador, no dia 17 de novembro,   a equipa do Projeto MMS e o grupo disciplinar de Ciências Naturais, em  parceria com o Projeto Liga-te, promoveram algumas atividades referentes à temática.
  No desenvolvimento das atividades destacam-se: exposição de cartazes, realização no átrio da escola de uma atividade experimental “A garrafa Fumadora” e a sensibilização em contexto e sala de aula para alunos do 6º e 9º anos de escolaridade. 
   Com estas atividades pretendeu-se sensibilizar para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco, refletir sobre o consumo do tabaco e suas implicações na saúde e alertar a comunidade para os  malefícios associados ao tabagismo.
   Esta atividade foi muito positiva e decorreu com bastante sucesso, contribuindo para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e cívicas dos alunos.

                                                                                                prof.   Cecília Vivas - MMS








sábado, 26 de novembro de 2016



A Festa do Magusto na EB1/JI de Souto Santa Maria


   Com o propósito de manter e preservar tradições ancestrais, a EB1/JI de Souto Santa Maria reuniu todas as crianças e fez deste dia um dia memorável. 
   Num primeiro momento, crianças dos dois níveis de ensino entoaram canções (em jeito de boas vindas) à senhora vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, que também foi presenteada com pequenas recordações realizadas pelas crianças. 
   Num segundo momento, as crianças de ambos os níveis de ensino puderam desfrutar da vivência do S. Martinho comendo castanhas ao redor da fogueira, observando e tomando conhecimento dos utensílios que, antigamente, eram usados para este efeito. 
   No final, foram realizados jogos tradicionais para que a festa culminasse num ritmo de alegria, de cooperação e confraternização.














quinta-feira, 24 de novembro de 2016



A BELEZA DE DIFERENTES OLHARES....


Estão expostos  trabalhos de alunos do  7°ano,  que nos deixam surpreendidos e cada vez mais   satisfeitos com as diferentes sensibilidades, quer de cor quer de forma, em relação ao mesmo elemento de representação. Perante isto, só podemos ,sem clichés, mas em abono da verdade mais bonita e preciosa  dizer "todos diferentes mas todos iguais..".

                                                                                   Professora Isabel Fonseca
                                                                  







Bandeira Verde


Hasteámos mais uma Bandeira Verde!
Como já vem sendo hábito, a cerimónia teve lugar junto à entrada da nossa escola e todos os alunos, na companhia dos seus professores, tiveram a oportunidade de celebrar mais um momento “verde”, com orgulho e com um sentimento de pertença a uma comunidade educativa que comprova diariamente preocupações ambientais.
O momento foi de festa! Cantou-se o hino eco-escola, os bombos troaram nos ares e a bandeira subiu, prestando o seu testemunho.
Depois, alunos, professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos puderam visitar, no átrio, a exposição de fotografia intitulada “Três Tons de Verde”, que aí se manteve ao longo da semana.


                                                                                                             Projeto Eco-Escolas



sexta-feira, 18 de novembro de 2016




Feirinha de outono

A associação de pais e comunidade escolar da Escola Básica de Serrado organizaram uma feirinha de outono, no dia 5 de novembro, sábado à tarde.
A feira foi realizada no espaço de recreio da escola.
A atividade só foi possível graças à colaboração de toda a comunidade educativa, com a oferta e/ou compra de diversos produtos alusivos à época (legumes, frutos, compotas, bolos,…).
O evento teve como finalidade a angariação de verbas para uma ida ao teatro, ainda este período.
Este objetivo foi alcançado com sucesso pelo que a comunidade escolar agradece a todos os que participaram. Os alunos e professores querem ainda deixar um especial agradecimento às assistentes operacionais, membros da associação de pais e encarregados de educação pelo esforço, empenho e carinho.


A Escola Básica de Serrado







quinta-feira, 17 de novembro de 2016








Exposição de Educação Visual

       Imagens com efeitos óticos  e  duplas leituras, foi o mote que conduziu à realização da exposição patente no átrio da escola e que resulta dos trabalhos realizados pelos alunos de 9º  ano, no  decorrer das aulas de Educação Visual. “Ver para crer” nem sempre é tão linear como parece… se tiveres dúvidas aprecia o trabalho dos teus colegas.

                                               Professoras de E.V. 3º ciclo






terça-feira, 15 de novembro de 2016



Chegaram livros novos à biblioteca!








Texto epistolar a partir do conto "A galinha" de Vergílio Ferreira do 9º ano 



                                                                 27 de fevereiro 2016, Briteiros
Então amigo!

    Carlos, já faz muito tempo que não falávamos! Como vão as coisas por aí? A família está boa? Aqui na minha aldeia não está muito bom, pode se dizer que estamos em pé de guerra.                                                              
    Tudo começou por causa de duas estúpidas galinhas de porcelana, quando, uma vez, a vizinha foi à feira com a sua irmã, e discutiram porque uma das galinhas foi vendida mais barata que a outra, depois disso envolveram-se os maridos, e por conseguinte, a aldeia inteira. Havia mortes por todo o lado, uns à facada, outros a tiro, e alguns de morte natural, pois a idade não perdoa, e os que não morriam, ficavam feridos, e alguns até inválidos!
     Enfim, isto algum dia há de resolver-se, seja a bem ou a mal. Se isto demorar a resolver-se eu mudo de casa.
     E por aí, passa-se alguma coisa interessante? Qualquer coisa é notícia!
     Escreve em breve

                                                                                         Luís Rodrigues



P.S- Manda-me algumas queijadas, porque as daqui do continente não prestam.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016



Textos epistolares a partir do conto "A galinha" de Vergílio Ferreira
                                               


                                                                             Souto S. Salvador, 25/11/2014
Olá, Daisy,

Nem imaginas o que se está passando por aqui.
Há uns tempos para cá, gerou-se uma guerra, aqui na minha aldeia. Parece que o povo está todo maluco por causa de umas simples galinhas de barro trocadas.
Estás a ver aquela família que mora para os lados de cima, à beira da igreja? Aquelas duas casas bem lá à beira e sem ninguém perto?
Pronto, essa família foi a causa da guerra, a Dona Joaquina e a sua cunhada Adelaide foram à feira e desde esse dia anda um bate-papo por aqui. Toda a gente está envolvida, é que ninguém escapa, nem mesmo a minha família. A Dona Joaquina conta a sua versão a uns e a Dona Adelaide a sua a outros.
Já estou mesmo a ver que daqui a pouco vão se formar partidos! 
No outro dia, a guarda teve que vir separar a família da ponte e a do carreirinho pois entraram ali numa discussão com direito a fogo! Eu até agora não percebi porquê tanto burburinho por causa de umas galinhas, que nem sequer eram bonitas.
O meu pai foi ao café e em vez de ser aquela rotina habitual como sempre de jogar à sueca e beber umas cervejolas, não tinha nada a ver. Estavam numa tremenda discussão sobre quem tinha razão sobre a galinha.
Por agora não tenho mais que te contar.

Beijos e abraços da tua amiga
                                                                                                              Joana
P.S: Manda-me notícias .


sexta-feira, 11 de novembro de 2016


 HALLOWEEN – Concurso de abóboras

     Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro assinalou-se na escola sede a tradição de Halloween com um concurso de abóboras, destinado aos alunos do 5º, 6º e 7º ano.
As professoras Isabel Alves, Conceição Ferreira e Marta Silva dinamizaram o concurso de abóboras, destinado aos alunos de 5º, 6º e 7ºanos, em parceria com o projeto Eco-Escolas.
Neste concurso estiveram subjacentes os seguintes objetivos:
                 -Demonstrar valores de respeito por diferentes culturas e tradições;
                 -Revelar criatividade e espírito ecológico.
 Os alunos concorreram individualmente, sendo as respetivas abóboras colocadas no átrio da escola.As abóboras foram apreciadas por um júri composto por um professor da área artística, o diretor do Agrupamento e um elemento dos Serviços Administrativos
.Esta atividade foi realizada com muito entusiasmo pelos alunos, quer pelo reviver da tradição de Halloween, quer pela reutilização de materiais.
Para além da entrega dos respetivos prémios, bem como de diplomas, aos três premiados, as professoras brindaram  também todos os outros alunos com um diploma de participação e um saquinho de guloseimas, os tão apreciados doces (“treat”) da tradição “Trick or Treat?”.
 Agradecemos o empenho de todos os alunos que participaram no concurso e a todos felicitamos pela  criatividade patente nos trabalhos apresentados.



                                                                                                    


  
                                                                   Professoras de Inglês/Equipa Eco-Escolas     

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

30 de Outubro o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.



Comemorou-se a 30 de Outubro o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. O Agrupamento de Escolas de Briteiros aderiu a este dia, pois é solidário com  esta causa. As atividades realizadas e a decoração de alguns espaços escolares foram dinamizadas pelo projeto Mais e Melhor saúde. 


Mês das Bibliotecas Escolares na EB1/JI de Fafião

No mês de outubro assinala-se a comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares. Assim as atividades desenvolvidas na nossa escola foram decorrendo ao longo do mês.
No dia 19 de outubro contámos com a visita da professora Ana Silva, num momento que relembrou a importância das bibliotecas e da criação de hábitos de leitura. Para tal, serviu de motivação a esta abordagem a exploração da história por ela apresentada: “Procura-se! Ralfy, o Coelho Ladrão de Livros”. De seguida, muito entusiasmados, os alunos elaboraram um crachá, alusivo à história ouvida, com a mensagem “Eu amo livros!”.
Também no decurso deste mês, os nossos alunos realizaram a sua inscrição na Biblioteca Itinerante Raul Brandão e já iniciaram a requisição de obras.
            Paralelamente, decorreu como é habitual o empréstimo domiciliário de obras do Cantinho da Leitura da nossa escola, tendo sido explicitado, quer numa situação, quer na outra, o regulamento do empréstimo e as formas de organização dos livros nas prateleiras. Esta aprendizagem revelou-se igualmente significativa, na medida em que fomenta nos alunos a perceção da existência de normas de organização e de utilização de uma biblioteca, favorecendo assim a sua autonomia e responsabilização na requisição das obras selecionadas.
            Perto do final do mês, as atenções dos alunos voltaram-se sobre o Halloween e o encerramento da comemoração decorreu com a leitura da história “O vampiro que bebia groselha”, da obra “Seis histórias às avessas”, de Luísa Ducla Soares. As crianças realizaram ainda um trabalho de Expressão Plástica dedicado à personagem principal da história.
                       
                                                                                                          EB1/JI de Fafião