segunda-feira, 26 de maio de 2014

VII ENCONTRO MAIS E MELHOR SAÚDE

Tertúlia sobre Qualidade de Vida e Saúde Mental
       No dia 23 de maio decorreu, na EB2,3 de Briteiros, o VII Encontro Mais e Melhor Saúde, este ano sob a forma de tertúlia. Como questão central para esta “reunião informal” esteve uma área temática da saúde considerada prioritária nos dias de hoje, a “Saúde Mental”.
       Este encontro destinou-se a pais e encarregados de educação e cumpriu o objetivo de dar a conhecer e envolver os pais e encarregados de educação no PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE MENTAL que está a ser implementado na nossa escola, numa parceria com a Universidade do Minho. Assim, como convidados/moderadores desta tertúlia tivemos os docentes Ermelinda Macedo, João Macedo e João Cainé, que integram o grupo de trabalho da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, que tem colaborado com o projeto MMS, no âmbito da promoção da saúde, encontrando-se este ano letivo, a desenvolver ações na área da saúde mental, junto da de toda a comunidade educativa.
       Foi numa dinâmica de reflexão, discussão e partilha que os participantes se envolveram neste encontro, tendo sido esclarecidos sobre o conceito de saúde mental e a sua correlação com a qualidade vida, acabando por ser igualmente difundidas algumas estratégias para melhorar o bem-estar de cada um.
       Com o contributo destes intervenientes e o envolvimento dos pais e encarregados de Educação pensamos que a escola poderá tornar-se um meio educativo mais sensível ao tema e, consequentemente, mais saudável para os nossos alunos.
       Na abertura e encerramento do VII encontro MMS, o público pôde também assistir à brilhante atuação do Clube de Música da EB23, com interpretações musicais ensaiadas pela professora Isabel Jantarada, acompanhada pelo Professor José Marinho.
       Os membros da equipa MMS agradecem a todos os que estiveram presentes, docentes da UM, pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e ao diretor do nosso Agrupamento, certos de que trabalhar em prol da saúde dos outros será, sempre, garantia de bem-estar para eles próprios, no que ao trabalho diz respeito!
A equipa MMS

  

Eco-Escola - Maios

       Neste ano, durante o mês de maio, 2014, a escola de Briteiros S. Salvador promoveu neste estabelecimento uma exposição de maios, na vertente Eco-Escola, o que já é habitual neste estabelecimento realizar-se sempre uma iniciativa do género nesta época. A iniciativa foi lançada e mobilizada pela escola, professores e educadoras, a qual envolveu a participação de bastantes alunos e suas respetivas famílias, num total de 40 maios decorados. Os trabalhos foram elaborados a partir de resíduos sólidos, como embalagens de plástico, cartão e tecidos, botões, rolhas, papel de jornal e revista, rolos de papel e variadíssimos outros materiais.

       Todas os maios estão adornadas com materiais recuperados e/ou reaproveitados, uma forma prática de aplicar a Política dos 4 R’s – Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar. Deste modo, pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar e as famílias para o consumo excessivo de adornos, bem como promover os conceitos de reutilização e recuperação de objetos fora de uso. Visa também alertar para os problemas ambientais e as suas possíveis soluções, incentivando-os a serem participantes ativos na preservação do ambiente.

       O tempo é de dificuldades, e por isso é essencial a educação para reduzir o consumo, aliado à partilha e valorização à criatividade de cada criança e respetiva família desta comunidade escolar.

       A exposição estará presente e aberta à comunidade local até ao fim do ano, incluindo o período de avaliação e reunião de encarregados de educação.

EB1/JI de Briteiros S. Salvador


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Entrega dos diplomas do Campeonato superTmatik e Concurso de Leitura

       Na biblioteca escolar e contando com a presença do diretor do agrupamento, dia 22 de Maio procedeu-se à entrega dos diplomas do Campeonato superTmatik aos nossos alunos, nas diferentes áreas a que concorreram. Aproveitou-se também para entregar os diplomas e prémios do Concurso de Leitura organizado internamente na E.B.2,3 e do vencedor de abril do concurso "Hoje é dia de...".


       No  Campeonato SuperTmatik os resultados foram os seguintes:
      
A Francês: 

Ana Carolina Lopes Oliveira - 3º lugar

João Miguel Antunes Fernandes - 10º lugar

Carlos Miguel Amorim Sousa Lima - 32º lugar

Inês Jesus Monteiro Maria -  33º lugar

Ana Catarina Sousa Lopes - 57º lugar

Diogo Agostinho Silva Fernandes - 63º lugar


A História:
Diogo Samuel Ribeiro Teixeira, 7º E nº10 - 17º lugar

Hugo Filipe Lima da Torre  7ºC, nº10 - 34º lugar

José Carlos Marques da Mota 8ºA, nº13 - 23º lugar

Hugo Leandro Silva Castro, 8ºC, nº17 - 38º lugar


A Inglês:

Hugo Leandro Silva Castro - 29º lugar

João Miguel Antunes Fernandes - 48º lugar

Inês Jesus Monteiro Maria - 50º lugar

Tiago Manuel da Silva Guimarães - 53º lugar

Diogo Samuel Ribeiro Teixeira -  59º lugar

José Guilherme da Siva Maia - 74º lugar

Pedro Roberto Rodrigues Ribeiro -  85º lugar

Carolina Portela Azevedo - 87º lugar


Concurso de Leitura


Vencedores:

2º ciclo
Ana Filipa Ribeiro - nº1 - 5ºC

Edgar Cocubica - nº19- 6ºB

3º ciclo
Hugo Filipe - nº 10 -7ºC

Elsa Alexandra - nº 2 - 8ºD

Leonardo Cardoso - nº 5 -9ºC



       O vencedor do concurso "Hoje é dia de ..." do mês de abril foi o Paulo Jorge Ribeiro Macedo, do 8º D



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Liberdade, a visão do 6º B

       Para comemorar os 40 anos do 25 de Abril, a turma B do 6.º ano, produziu um filme com a sua visão sobre a Liberdade. Conta com um poema de Frassino Machado e coordenação da professora de Educação Musical, Isabel Jantarada.



segunda-feira, 12 de maio de 2014

Visita de estudo: “Citânia de Briteiros e Museu de Cultura Castreja”

       Acompanhados pelos professores Ana Machado, Belmira Baptista, Ana Cristina Pereira, Palmira Maciel e Conceição Gonçalves, os alunos do 7º ano de escolaridade, turmas A, B, C, D e E realizaram uma visita de estudo ao Museu de Cultura Castreja e Citânia de Briteiros. 
Tendo como objetivo consolidar conhecimentos e estimular a o gosto pela atividade física, esta iniciativa permitiu também desenvolver o gosto pela conservação do nosso património natural e cultural.

       A 8 de maio saímos da escola pelas 13h e 30 minutos e a pé caminhamos até à Citânia de Briteiros. Pelo caminho pudemos apreciar a natureza e aprender a respeitá-la. 
Na Citânia aprendemos várias coisas acerca deste povoado da Idade do Ferro. Esta citânia foi explorada por Martins Sarmento e a sua casa de habitação foi transformada em museu.
Aprendemos muito acerca dos povos antigos, acerca das habitações, dos caminhos, das muralhas, da alimentação (ovos, peixe, carne, água, bolotas, etc.). Soubemos que esta citânia fica num ponto muito alto, pois daqui podiam ver os povos invasores.
Foi importante conhecer a casa do Martins Sarmento, os objectos que usou nas escavações, as máquinas fotográficas, os livros dos seus apontamentos, pedaços de cerâmica, a Pedra Formosa. Foi muito importante ver os vestígios do nosso passado histórico e o interesse que Martins Sarmento procurou criar pelo nosso património.
Regressamos a pé até à nossa escola cerca das 17 horas e 15 minutos.

Os Professores: professores:  Ana Machado, Belmira Baptista, Ana Cristina Pereira, Palmira Maciel e Conceição Gonçalves






quarta-feira, 7 de maio de 2014

Visita de estudo do 8º ano

       No dia 6 de maio os alunos do 8º ano de escolaridade das turmas acompanhados pelos professores: Ana Cristina Pereira, Anabela Gonçalves, Celeste Semanas, Belmira Batista, José Marinho, Raquel Pregueiro. Conceição Gonçalves, Carla Abreu e Cláudia Azambuja.
       Começamos a visita de estudo no oceanário do Porto, Sea Life onde pudemos enriquecer os nossos conhecimentos acerca da vida no mar. Aprendemos muito sobre os “Tubarão-de-Pontas-Negras. Temos 8 tubarões-pontas-negras no SEA LIFE Porto! Uns mais pequenos, outros maiores, uns mais tímidos outros mais terroristas, uns mais magrinhos outros mais comilões. Curioso: não pode parar de nadar senão … afunda-se. Porquê? Como a maioria dos tubarões, quando parado, não consegue bombear a água para as brânquias, de modo a respirar. Necessita, portanto, de forçar a entrada da água pela boca, para que passe pelas brânquias e saia pelas fendas branquiais. E consegue-o nadando incessantemente. Por outro lado, a ausência de bexiga-natatória (uma espécie de “bóia” interna), um órgão hidrostático existente noutros animais, dificulta a sua flutuação. Estas duas características são as responsáveis pela maioria dos tubarões nadar incessantemente, pois, se por algum motivo pararem, afundam e/ou morrem por asfixia. Vimos ainda a tartaruga Mariza, a Tartaruga-verde. Esta fantástica tartaruga-verde viajou desde as Ilhas Caimão para uma digressão que teve início em Weymouth, no Reino Unido. Entretanto também já passou por Benalmádena, Espanha, e acaba de chegar a Portugal. As Tartarugas Loggerhead, uma das espécies mais antigas e emblemáticas da espécie, estão seriamente ameaçadas de extinção.!”
       No turno da tarde fomos ao Instituto da Juventude, em Braga assistir à peça de teatro “ Falar verdade a mentir”, de Almeida Garrett. “Em “Falar Verdade a Mentir”, Almeida Garrett põe em cena os próprios dispositivos teatrais. José Félix, o criado particular de um General, tudo fará para tornar credíveis as mentiras de Duarte, pretendente de Amália, ama de Joaquina. O motivo: desse casamento depende o seu casamento com Joaquina, que por acaso até tem um dote. Brás Ferreira, pai de Amália, preparado para apanhar Duarte numa das suas muitas mentiras e cancelar o casamento, é o espectador por excelência da peça encenada e corporizada por José Félix. Quanto a Duarte, acaba por ficar convencido de que não diz senão verdades. Os exageros românticos, o fluir constante das mentiras de Duarte e a comicidade das personagens interpretadas por José Félix, adquirem vida numa encenação que se inspirou na vivacidade da valsa, a dança romântica cujo ritmo acompanha o compasso do nosso espanto perante esta delirante comédia de enganos.”
       A visita foi muito interessante e educativa, dando aos alunos a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos e permitindo, também, um convívio saudável entre todos.

Os Professores: Ana Cristina Pereira, 
Anabela Gonçalves, Celeste Semanas, 
Belmira Batista, José Marinho, 
Raquel Pregueiro. Conceição Gonçalves, 
Carla Abreu e Cláudia Azambuja




Visita de estudo do 6º ano

       No dia 6 de maio os alunos do 6º ano de escolaridade das turmas A, B, C, D e E, acompanhados pelos professores: Isabel Alves, Mafalda Bourbon, Isabel Jantarada, Rosa Oliveira, Luís Lopes, Conceição Ferreira, Ana Machado, Maria do Céu Penso, José Manuel Costa, José Sousa, realizaram uma visita de estudo a Braga.
De manhã assistiram a uma peça de teatro, encenada pelo grupo Actus, “O jardim do Rapaz de Bronze”, no Instituto da Juventude em Braga.: “No Jardim do Rapaz de Bronze nasce um dia um Gladíolo que gosta de festas. Indignado por não ser colhido pela Dona da casa para a festa das pessoas, o Gladíolo decide organizar a sua própria festa. Para isso, terá de pedir autorização ao Rapaz de Bronze, o rei do jardim. Irá o Rapaz de Bronze conceder ao Gladíolo o privilégio de organizar uma festa? Quem irá fazer parte da Comissão Organizadora? E o que colocar nas jarras, se as flores estarão todas a dançar?”
Esta peça do grupo de teatro Actus  levou-nos a um lugar de sonho, um lugar mágico concebido por uma das maiores autoras portuguesas: o lugar de Sophia, o seu jardim de palavras e de aromas, de risos e de estrelas, onde a alegria do ser humano se vem impor à futilidade e às aparências.
      Durante a tarde visitamos o Museu dos Biscainhos, em Braga. Apresentamos aqui um pouco da sua história: “A 25 de Março de 1963, com a aquisição do magnífico Palácio dos Biscainhos, em Braga, ao 3.º visconde de Paço de Nespereira Dr. Gaspar Lobo Machado do Amaral Cardoso de Meneses com o propósito de albergar o museu. Após as obras de recuperação, o Cónego Arlindo Ribeiro da Cunha, membro do corpo administrativo da Junta, desenvolveu uma dinâmica de sensibilização da comunidade visando a canalização das primeiras colecções para a formação do acervo do futuro Museu. Desde 17 de Março de 1987 o Museu dos Biscainhos passou a ser tutelado pela Administração Central, no conjunto dos museus nacionais, estando afecto ao Instituto dos Museus e da Conservação IP.”
       Os alunos tiveram oportunidade de viver diferentes experiências de vida, socializar e enriquecer o seu capital cultural.

Os Professores acompanhantes:
 Isabel Alves, Mafalda Bourbon, 
Isabel Jantarada, Rosa Oliveira, 
Luís Lopes, Conceição Ferreira, 
 Ana Machado, Mª do Céu Penso, 
José Manuel Costa, José Sousa



segunda-feira, 5 de maio de 2014

"A família vem à escola" em Souto S. Salvador

       Em Souto S. Salvador, realizou-se um encontro de pais, no dia dois de maio de dois mil e catorze, às vinte e uma horas.
       No encontro, esteve presente uma psicóloga que aconselhou os pais como devem educar os seus filhos quando estes tiverem comportamentos menos corretos.
       Às vezes, as crianças fazem birras, amuam e desobedecem. A psicóloga deu algumas sugestões para esses casos.
       Houve ainda uma peça de teatro representa pelos alunos que se chamava : ”Pais  à venda no centro comercial perto de ti”. Houve um senhor que tocou viola e vários meninos tocaram xilofone.
       Os pais acharam interessante porque aprenderam boas maneiras para ensinar as crianças a terem bons comportamentos. Disseram também que gostaram da peça.
       Eles falaram que gostavam que houvesse mais encontros, por exemplo, sobre os perigos da internet e o bullying.

Trabalho coletivo