segunda-feira, 6 de novembro de 2017

EB/JI de Fafião comemorou o Mês das Bibliotecas Escolares

No mês de outubro assinalámos a comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares. Assim sendo, foram programadas algumas atividades, no decurso do mês, dedicadas à promoção das bibliotecas enquanto recurso educativo crucial à aprendizagem e ao desenvolvimento integral das crianças.
Neste mês, aquando do habitual empréstimo domiciliário, foram relembradas algumas regras a cumprir pelos alunos enquanto leitores de obras quer do “Cantinho da Leitura” da escola, quer da biblioteca itinerante Raul Brandão.
Em articulação com a comemoração do Dia do Animal, foi lida e discutida a obra “O cachorrinho manco”, de José Abílio Coelho, divulgando-se assim também o empenho da associação CAPA (Clube de Adoção e Proteção dos Animais), da Póvoa de Lanhoso, nos cuidados com os animais abandonados.
            Ainda no âmbito da Hora do Conto, no dia 18 de outubro, contámos com a participação da professora bibliotecária, Ana Silva que, com o seu jeito cativante e divertido, apresentou às crianças do 1º Ciclo a história “Memórias de um Lobo Mau”, do escritor José Fanha. Neste dia, a professora Ana também explorou uma história com as crianças do Pré-Escolar, mais adequada à sua faixa etária.
            Sendo percetível nas escolhas dos alunos, ao nível do empréstimo domiciliário, o seu gosto pela coleção “Uma aventura”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, foi também proposta, aos alunos do 3º ano, a realização de uma ficha bibliográfica de um dos títulos à sua escolha, desta coleção. Assim, cada aluno apresentou o seu trabalho individual à turma, completando-o com a elaboração da capa do livro escolhido, numa cartolina.
            Deste modo, as atividades desenvolvidas para comemorar o Mês das Bibliotecas Escolares contribuíram notoriamente para o enriquecimento das aprendizagens curriculares.


Escola Básica de Fafião






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.