sexta-feira, 10 de novembro de 2017



Magusto com tradição é na escola de Fafião!

Na nossa escola, o dia estabelecido para a realização do magusto é aquele em que já é costume realizar-se com as crianças algumas atividades habituais desta época do ano. Assim, este ano letivo não foi exceção. A atividade inicial correspondeu à exploração da lenda de S. Martinho e à promoção da sua mensagem de partilha e de solidariedade. Seguiram-se várias atividades como a audição da história “O casamento do sr. Diospiro com a srª Noz”, relembrando-se os nomes dos vários frutos do outono. Surgiu ainda a exploração de alguns provérbios populares associados à comemoração do S. Martinho.
As crianças elaboraram e decoraram o seu cartucho para as castanhas assadas reutilizando materiais. Entoaram também uma alegre canção sobre o magusto.
O momento tão esperado decorreu, no período da tarde, com a degustação das castanhas assadas, misturada com muitas risadas e brincadeiras próprias deste episódio de convívio.
Como medida de prevenção de incêndios não acendemos a tradicional fogueira no recreio. Porém, colocámos a lenha no chão e brincámos ao “Faz de Conta”: embora sem a adrenalina das chamas, a nossa “fogueira imaginária” foi motivo de diversão e de atenção das nossas crianças, que realizaram sobre ela os seus saltos “olímpicos”.

Escola Básica de Fafião






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.