segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018



DIZER NÃO À VIOLÊNCIA NO NAMORO!     

Um dia depois da data comemorativa do Dia dos Namorados, foram organizadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação, em articulação com o Projeto Mais e Melhor Saúde, a dinamização de Sessões de Sensibilização sobre a Violência no Namoro, junto dos alunos do 9.º ano, com a colaboração do Núcleo Escola Segura da GNR. Desta forma, foi possível refletir sobre as implicações desta problemática que afeta cada vez mais jovens, sendo preditora de comportamentos futuros de violência doméstica e de disrupção sociofamiliar, com a finalidade de prevenir a violência sobre todas as formas.
Através da apresentação de situações concretas e de casos reais, a iniciativa procurou consciencializar e alertar para a realidade da violência nas relações de namoro e dotar os alunos de estratégias de prevenção e atuação face a comportamentos de vitimação na intimidade. Procurou-se, ainda, criar nos alunos a noção de que não podem desvalorizar-se quaisquer formas de violência, já que estas têm repercussões a vários níveis; e que desconstruir a normalização/legitimação destes comportamentos será minimizar a probabilidade dos jovens se manterem em relações violentas. Nos momentos finais dos blocos horários destinados às sessões, foi realizado um exercício de reflexão no qual os alunos registaram mensagens sobre a temática em análise, posteriormente trabalhadas pelo SPO, que elaborou um Cartaz Informativo sobre o tema, com a finalidade de aumentar o potencial de disseminação da informação pelos restantes alunos da Comunidade Educativa.
No intervalo entre os blocos destinados às sessões, as alunas Fabiana Vieira do 8.ºB e Ana Filipa Ribeiro do 9ºC, inscritas no Clube de Música, numa iniciativa que integrou as atividades da Semana dos Afetos e do Dia dos Namorados, interpretaram, para toda a comunidade escolar, a música intitulada "You are the reason", de Callum Scott.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.