domingo, 18 de fevereiro de 2018



PARTICIPAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BRITEIROS NO PROJETO ERASMUS+ “TAKE ACTION TODAY TO STOP BULLYING! BUILDING BRIDGES BETWEEN PEERS”


Em representação do Agrupamento de Escolas de Briteiros, a psicóloga Ana Sofia Melo, integrou a equipa portuguesa participante na primeira reunião de trabalho internacional (First Learning/Teaching/Training Activity), do Projeto Erasmus+ “Take action today to stop bullying! Building bridges between peers”, realizada na Lituânia entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2017. Para além do país anfitrião, participaram neste encontro professores e alunos de várias entidades educativas de países como Espanha, Itália, República Checa e Turquia.
Apesar do manto de neve e dos dias frios que se fizeram sentir (que chegaram aos 15 graus negativos!), foi uma semana “calorosa” em acolhimento, aprendizagem e partilha!
Contando com um programa muito bem estruturado, que envolveu visitas a diferentes estabelecimentos de ensino para conhecimento da realidade educativa e dinamização de momentos de formação e aprendizagem entre pares, mais concretamente em torno das especificidades do bullying verbal e do cyberbulliyng; foram ainda criadas oportunidades de participação em diversos workshops e iniciativas de carater sociocultural, com o envolvimento de professores e alunos lituanos.
Sob o lema “prevenir é o melhor remédio”, particular destaque foi dado à capacidade das escolas se organizarem para além de uma missão eminentemente académica e desenvolverem iniciativas (e.g., clubes diversificados; atividades de acolhimento a novos alunos e de comemoração de dias significativos; formação e sensibilização de pais, alunos e professores face a temáticas diversificadas; iniciativas artísticas, culturais e desportivas; criação de serviços especializados de apoio ao aluno e à família), que visem a construção de um clima escolar mais saudável, cooperante e positivo; no qual alunos, professores e pais estabeleçam laços e se envolvam em projetos educativos promotores do desenvolvimento de competências e de valores fundamentais de respeito pela individualidade, diversidade e unicidade de cada um. Este é o primeiro passo das escolas para fazer “Stop ao Bullying”!

A Psicóloga do SPO,
Ana Sofia Melo 














Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.