segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018



Texto elaborado pela   Joana Alves, 5º B, com a professora Conceição Ferreira.


Tudo é possível
            Era uma vez uma pobre família que vivia numa pequena e aborrecida aldeia. Mariana e Beatriz eram filhas de um humilde casal que dedicava todos os seus dias ao trabalho. Mariana era a filha mais velha, um exemplo a seguir, segundo o doce e inocente olhar de Beatriz. Era determinada, carinhosa e sempre preocupada com o bem-estar da sua pequena irmã.
            A capacidade de sonhar era algo muito característico destas duas irmãs. Mariana adorava música, todos os sons à sua volta eram melodia para os seus ouvidos. Assim, esta sonhava ter uma guitarra, para aprender a tocar e fazer da música a sua vida. Por sua vez, Beatriz vivia no mundo da fantasia. O seu sonho era visitar um dos maiores estúdios de animação infantil de todo o mundo, a DisneyLand Paris. A falta de possibilidades desta família fazia com que estas jovens sonhadoras ficassem impedidas de realizar os seus sonhos.
            Um dia Mariana acordou determinada a fazer algo para mudar a sua vida, decidiu então procurar emprego. Procurou pelos arredores da aldeia, mas sem sucesso, acabando por no final do dia regressar a casa um pouco desamimada. No dia seguinte, foi novamente determinada para a cidade, e foi então que uma senhora se comoveu com a situação da pobre rapariga e lhe ofereceu emprego.
            Mariana passou a ter uma vida atarefada: todos os dias se deslocava para a cidade, trabalhava, não tinha tempo para aproveitar a sua adolescência, mas o facto de receber um bom ordenado compensava todo o esforço e dedicação. A concretização do seu sonho estava cada vez mais próxima.
            Passados alguns meses, Mariana já tinha poupado uma boa quantia. Precisamente a quantia ideal para conseguir pagar a guitarra que há anos cobiçava! Ao partilhar a boa nova com a sua família, os seus pais ficaram bastante emocionados ao ver o esforço da filha a ser recompensado. Por sua vez Beatriz, apesar de também ficar bastante feliz pela irmã, não conseguiu esconder a tristeza que estava a sentir naquele momento, pois via o seu sonho ainda longe de ser realizado.
            A verdade é que Mariana conhecia muito bem a sua irmã e apercebeu-se da situação. O descontentamento e frustração da sua irmãzinha fizeram com que esta tomasse uma grande decisão: não iria comprar a guitarra com aquele dinheiro, e ao invés disso ia continuar a trabalhar até conseguir realizar o sonho de Beatriz.
            Agora a motivação de Mariana era outra, acordava muito cedo todos os dias motivada para o seu trabalho, queria realizar o sonho da sua irmã, e compartilhá-lo com ela e com os seus pais, que nunca haviam viajado.
            Um ano se tinha passado e Mariana tinha conseguido finalmente o dinheiro suficiente para viajar com a sua família até à Disneyland.
Quando lá chegaram, as duas irmãs ficaram muito felizes,principalmente a Beatriz porque tinham conseguido realizar o seu sonho graças à sua irmã e ao seu esforço.
            Foi aí que Mariana percebeu que todo o seu esforço tinha valido a pena, o brilho no olhar da sua pequena irmã e aquele sorriso tão verdadeiro foram a melhor recompensa.
Devido à generosidade de Mariana para com a sua irmã, os pais das duas meninas trabalharam arduamente e ofereceram a Mariana a guitarra que ela tanto cobiçava. Assim, as duas irmãs conseguiram conquistar os seus maiores sonhos.
Com trabalho e dedicação tudo é possível, até o que parece estar mais longe!

                                  
                                                                 Joana Alves, 5º B




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.