terça-feira, 8 de abril de 2014

Cinco alunas, um conto e o 2º prémio para a EB2,3 de Briteiros


A propósito da parceria entre o Projeto Mais e Melhor Saúde e a Liga Portuguesa contra o Cancro, mais especificamente no âmbito do projeto liga-te, seis alunas do 8ºC participaram, sob a orientação da professora de Português, Ana Cristina Pereira, no concurso “ELP (Escreve Lê Previne) interativo”.
Esta iniciativa teve como objetivo principal a promoção da escrita criativa na área da Educação para a Saúde, dando ênfase à prevenção do cancro do colo do útero.
As alunas Ana Lopes, Catarina Cardoso, Cátia Fernandes, Diana Mendes e Inês Cardoso inscreveram-se no concurso interescolas, enquanto equipa e entre o dia 6 e 24 de janeiro escreveram um conto a cinco mãos, sendo cada uma delas, responsável por diferentes partes de uma história que foi circulando entre elas durante três semanas, com a supervisão da sua professora de Português. Para além de estimularem a sua criatividade, estas alunas amplificaram os seus conhecimentos sobre este tipo de cancro, perceberam a importância da vacinação e da prevenção através da realização de exames médicos e ficaram a conhecer os sintomas da doença e formas de tratamento.
O resultado foi compensador! No dia 7 de abril, estas “pequenas escritoras” viram o seu conto ser premiado com o 2º lugar, numa sessão solene que decorreu na sede da Liga Portuguesa contra o Cancro, no Porto.
A aluna Ana Santos fez também parte do mesmo concurso, aberto
à comunidade, tendo escrito um conto online em colaboração com concorrentes de outras escolas.
Todas merecem felicitações pelo seu trabalho e esperamos que a sua experiência constitua um exemplo para aqueles que ainda não descobriram o prazer da escrita!
Neste caso, ler, escrever e prevenir trouxe reconhecimento e orgulho, bem como aprendizagem a estas alunas, já que terão oportunidade de participar numa visita guiada ao laboratório de investigação da Liga Portuguesa contra o Cancro e a sua história será publicada e ilustrada num livro, no próximo mês de setembro.


A coordenadora do Projeto Mais e Melhor Saúde