sexta-feira, 4 de abril de 2014

Segunda mostra de robótica no Dia do Agrupamento

       No dia 4 de Abril, no âmbito das atividades desenvolvidas para o Dia do Agrupamento de Escolas de Briteiros, com o apoio do Departamento de Física da Universidade do Minho, através do projeto Hands-on Science Network, realizou-se a 2ª mostra de robótica na escola sede. Foi com um robô, recentemente adquirido pela escola básica, e outro disponível, através da parceria com a Universidade do Minho, que foi demonstrado aos alunos, a potencialidade destes kits, compostos por blocos programáveis microcontrolados, que possibilitam aplicações robóticas e acionamento de dispositivos em geral, possibilitando a realização de diferentes operações e montagens. De uma forma lúdica a sua manipulação promove a criação de novos processos metacognitivos, descobertas de soluções e ideias, estimulando a criatividade e a resolução de problemas do quotidiano.
Esta demonstração esteve ao cuidado de três alunos, do CEF de Acabamentos de Madeiras e Mobiliário, que brilhantemente seguiram o protocolo estipulado pela sua professora de TIC, responsável pela iniciativa. Após explicação sobre o que é a robótica e o LEGO Mindstorms EV3, os alunos, que previamente programaram os robôs, prepararam uma sessão de exemplificação que decorreu em duas salas. Assim, cerca de 400 alunos passaram pelas salas disponibilizadas para este efeito, e puderam conhecer a versão LEGO Mindstorms, EV3, e as suas potencialidades.
Pelo 2º ano consecutivo a atividade teve um forte impacto na escola, despertanto interesse e entusiasmo. Aproveitanto esse entusiasmo, foram oficialmente abertas as inscrições para a criação de um clube de robótica para o ano letivo 2014-15, tendo já 55 alunos procedido à inscrição. A forte adesão dos alunos por esta iniciativa levou a professora a ponderar antecipar o processo da criação do clube, de modo a que em Setembro de 2014 este possa estar em pleno funcionamento.

Sem comentários: