segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Visita de estudo ao Porto das turmas de 8ºano

       No dia vinte e sete de novembro, os alunos das turmas do 8º ano e a turma do curso vocacional II deslocaram-se ao Porto no âmbito de uma visita de estudo. Esta atividade incluiu uma ida ao Teatro Sá da Bandeira para visualização da dramatização Um poder chamado Palavra e também uma visita guiada ao World of Discoveries Museu Interativo e Parque Temático.
       Os alunos foram acompanhados por professores dos diversos departamentos curriculares da nossa Escola e, durante todo o percurso, houve alegria e confraternização entre todos.
     Na dramatização, Um poder chamado palavra, os alunos perceberam que o teatro também é o jogo entre a poesia e a existência. Trata-se de uma arte necessária na medida em que se mostrou o contacto real com o outro proporcionado pela poesia: “O teatro é o jogo deste existir que oferece ao olhar o lançar de um poema. Só o teatro faz isto”.
        O World of Discoveries é um museu interativo e parque temático que recria a história dos Descobrimentos Portugueses, os grandes momentos do século de ouro da História de Portugal. Aqui os alunos viram um holograma do Infante D. Henrique que apresenta a viagem e retrata a sua vida, estiveram numa sala que exibe as embarcações da época, desde a barca à nau, passando pelo galeão e pela caravela e, para saber mais sobre estas e outros assuntos relacionados, podiam explorar a informação através de monitores tácteis. Também contactaram com cenários construídos à escala real, a fim de melhor conheceram as florestas tropicais, onde a paisagem verde e as cascatas com verdadeiras aves exóticas exibiam uma beleza singular. E depois de passar pela Índia, Timor, China, Macau, Japão e Brasil a viagem chegou ao fim.
       Todos demonstraram interesse e gosto pelo que a visita proporcionou, e os comentários foram todos muito positivos.
      A Escola agradece a participação da Cooperativa Castreja, pois sem este apoio, que veio do orçamento retificativo da Câmara Municipal de Guimarães, a atividade não teria sido concretizada. Bem-haja!


                                                                        Os professores intervenientes