quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro de 2014

Sabor, cor e vitaminas!
No dia 16 de outubro de 2014, na EB1/JI de Fafião, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação permitiu articular a atividade realizada com os objetivos do Projeto “Mais e Melhor Saúde”.
A comemoração iniciou-se com a apresentação de uma história sobre o tema da alimentação saudável, pela professora responsável pela Hora do Conto. A história tinha como personagem principal um menino (Sid), que integra uma série televisiva de animação bem conhecida das crianças e que despertou imediatamente o seu interesse e curiosidade para a mensagem a transmitir.
Após este momento, realizou-se um diálogo com os alunos que permitiu a exploração oral da história e a revisão e aprofundamento dos conhecimentos sobre os princípios basilares de uma alimentação equilibrada.
Numa segunda etapa, foi proposto aos alunos que, em grupo, elaborassem três ementas saudáveis compostas por sopa, prato principal e sobremesa. Para tal, tiveram de ponderar sobre a seleção dos ingredientes a incluir, fundamentando as suas escolhas nas recomendações da Roda dos Alimentos. Quando os grupos concluíram esta tarefa apresentaram as suas ementas aos restantes colegas e foi incentivada a discussão sobre as opções tomadas, dando-se algumas sugestões de melhoria.
Para assinalar esta comemoração as crianças ainda elaboraram uma salada de fruta variada, conseguida a partir dos frutos oferecidos pelos pais. Foi com muito agrado que a saborearam, logo que terminada.
EB1/JI DE FAFIÃO