quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Escola Básica de Briteiros e RESINORTE: Juntos pela mesma causa!

       O Conselho Eco-Escolas da Escola Básica de Briteiros estabeleceu parceria com a RESINORTE, entidade responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Norte Central, para o desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental, promovendo a separação multimaterial e o incentivo da população em geral e escolar para a correta separação e valorização dos resíduos sólidos urbanos. Entra as várias ações propostas pela RESINORTE foram selecionadas as seguintes: 
Eco-aulas: que visam alertar os mais jovens para a problemática dos resíduos sólidos urbanos, ao mesmo tempo que se pretende evidenciar a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os materiais presentes nos mesmos; 
Resíduos a Peso: Concurso interescolar que tem como objetivo incentivar e despertar nos jovens e nas suas famílias o interesse pela separação e valorização dos resíduos urbanos, através de uma maior utilização do ecoponto azul. 
Eco-Natal – Postais de Natal: Desafiar os jovens a criar postais de Boas Festas para uma posterior utilização, pela RESINORTE, na quadra natalícia.
Galardão “EscoIa Verde RESINORTE”: Implementação e monitorização do processo de separação e valorização de resíduos na escola.  
Os alunos das turmas dos 7º e 8º anos, no âmbito da disciplina de Educação Visual, já usufruíram das eco-aulas e após a sensibilização, descrita acima, tiveram o privilégio de aprenderem a produzir papel reciclado. No final da aula receberam uma lembrança e um panfleto informativo sobre a temática, para esclarecimento das suas famílias.
       É com grande satisfação que diariamente a escola faz a separação do papel e cartão usados e que tem vindo a receber os que são separados pelos alunos, professores, funcionários e respetivas famílias em suas casas. Ainda esta semana será feita a primeira recolha pela RESINORTE, pelo que agradecemos a todos os colaboraram nesta iniciativa.
Conselho Eco-Escolas