terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sessão sobre "O bullying na minha escola"

No dia 17 de novembro, pelas 9 horas e 45 minutos, realizou-se na sala do aluno uma sessão sobre bullying. Esta sessão foi organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, pela Direção da escola e pela coordenadora do Projeto Mais e Melhor Saúde. A nossa turma, Curso Vocacional II, foi assistir.
Nesta sessão aprendemos que as pessoas que praticam bullying são os agressores e procuram vítimas, mas também existem as testemunhas.
O Bullying acontece muitas vezes na escola, não em frente de adultos, mas nos corredores, casas de banho, espaços exteriores, etc.
Também existe o ciberbullying, que é a violência virtual, anónima, usando muitas vezes as redes sociais como o faceboook, telemóveis, chamadas anónimas, etc.
Os agressores pensam que são os maiores e mais fortes, mas na verdade são uns cobardes e só se metem com quem acham que é mais fraco.
As vítimas de bullying vivem muito tristes, pensam que ninguém gosta deles, que ninguém os pode ajudar, pensando por vezes em cometer o suicídio, pensando que é a única salvação.
Como nestas agressões além do agressor e da vítima, existem normalmente testemunhas, quando vemos alguém a ser agredido física ou psicologicamente devemos denunciar aos Professores, à Direção ou à Policia. O agressor pode mesmo ir para uma casa de correção, pois como é menor ainda não pode ser preso. Na casa de correção não há PC, Playstation, Xbox, nada, apenas a visita dos pais de três em três meses.
Deve acabar-se com o bullying, pois é uma cobardia e chega de violência, não interessa se o jovem é gordo ou magro, alto ou baixo, usa óculos ou não, somos todos iguais.
No final da sessão a senhora mostrou-nos uma folha branca, amarrotou-a e depois, mesmo tentando pô-la lisa, ficaram as marcas. Isto é o que acontece às vítimas, mesmo com ajuda dos pais, dos amigos, dos psicólogos, as marcas do Bullying ficam para toda a vida.

Os alunos do Curso Vocacional II