terça-feira, 18 de novembro de 2014

Prevenção das Aproximações Abusivas - Educação Sexual

No dia 17 de novembro de 2014 recebemos na nossa escola, mais uma vez, a equipa de saúde escolar Sol Invictus, do Centro de Saúde das Taipas, para dar continuidade ao tema "Prevenção das Aproximações Abusivas", cuja abordagem foi iniciada no ano letivo anterior, inserida no âmbito da Educação Sexual.
            A sessão iniciou-se com a organização dos alunos, em grupos, para responderem a um questionário preparado previamente pela equipa. De seguida, foram discutidas as diferentes respostas e explicitadas as situações a que se reportavam as questões, alertando para os cuidados e comportamentos preventivos a adotar no âmbito da temática. Ainda para consolidar as aprendizagens e reforçar a mensagem a transmitir às crianças, a equipa apresentou também duas atividades lúdicas e pedagógicas: a história "Kiko e a mão" e o "Jogo do Poço".

            As crianças participaram continuamente na sessão e demonstraram ter ficado mais atentas para situações de aproximações abusivas revelando, nas atividades exploradas, terem adquirido conhecimentos sobre as formas de atuação face a tais situações.



E.B. 1 Fafião